Início > Uncategorized > O respeito da mídia argentina no episódio River Plate

O respeito da mídia argentina no episódio River Plate

Sou fã do futebol argentino e seus clubes e nas últimas semanas fiquei acompanhando o drama do River Plate contra o rebaixamento e a cobertura da imprensa argentina sobre a situação.

Fui surpreendido pelo respeito deles com seus clubes,no episódio rebaixamento do River Plate uma cobertura jornalística correta com opiniões fortes,critícas responsáveis e análise fria do futuro do clube na série B argentina e todas as dificuldade a serem encontradas no caminho de volta a primeira divisão.

Nada de desespero,piadas ou polêmicas sem sentido os argentinos respeitaram a história do clube e o drama do torcedor,deixando as análises passionais para os fóruns do leitores,bem diferente do comportamento de nossa imprensa quando algum grande clube é rebaixado onde costuma-se fazer “velórios” e desrespeitar a história dos clubes em seu momento mais difícil.

Acho que a cobertura jornalistica dos hermanos deve servir de modelo para qualquer mídia do mundo,afinal graças as grandes camisas que existem jornais,rádios,televisão e outras mídias especializadas em esportes.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. mucio rodolfo
    27/06/2011 às 4:39 pm

    1- Ontem eu peguei o final do Mesa Redonda. Tempo suficiente infelizmente para pegar o Flavio Prado comparando o rebaixamento do River Plate com o do Corinthians. Impressionante o esforço que este sujeito faz para equiparar as duas equipes no aspecto negativo.
    2- Acredito que o Corinthians seja mais respeitado pela imprensa argentina do que pela brasileira.

    • 28/06/2011 às 8:45 pm

      Múcio,achei que a comparação não teve sentido Flávio Prado foi mal de novo.

  2. Carlos Alberto
    28/06/2011 às 8:24 am

    E ainda vemos um monte de diretores e jogadores do Corinthians indo no programa desse sujeito…

  3. Fábio
    28/06/2011 às 8:41 am

    Achei interessante eles não ficar dando atenção as piadinhas ofertadas pelos torcedores do Boca, pois piadas ocorreram, mas sem aquela importancia que é dada aqui pelos jornaleiros brasileiros.
    Realmente a imprensa argentina respeitou a situação do clube, coisa que não ocorreu por parte dos proprios torcedores que quebraram tudo.

    • 28/06/2011 às 8:46 pm

      Lastimável quebraram o estádio,bairro e agora o clube vai ter que arcar com os gastos muita burrice.

  4. Fábio
    28/06/2011 às 8:46 am

    Desculpe, sei que este post não tem nada a ver com o q vou dizer, mas alguem ai viu a entrevista do Andres, após a conquista do Santos?
    Onde isso vai parar.
    Ele simplismente abriu a boca para dizer que se dependesse dele o corinthians não disputaria a libertadores de 2012, pois teria que pagar para disputar, e o corinthians não precisa da libertadores.
    Quem esse cara pensa que é para querer desrespeitar um titulo que todos os times da américa latina querem?
    Depois o GE, tira uma no dia da mentira e todos os corinthianos acham ruim,
    Mas quem dá abertura para esse tipo de brincadeiras?
    Achei ridículo e infeliz o seu comentário.

    • BASILIO77
      28/06/2011 às 2:57 pm

      Se voce vê TUDO o que vem do SCCP com “maus olhos”, sempre achará que há alguma coisa errada.
      Onde vai parar?
      Vai parar na declaração do presidente do santos que concordou com a declaração…a premiação é ridicula se comparada a importancia da competição. Segundo LAOR, a premiação do paulista FOI MAIOR e concorda em pressionar a confederação sulamericana buscando melhora nos valores de TV inclusive.
      Isso sim é ridiculo, mas como a copa libertadores foi endeusada pela mídia rosa, é proibido fazer criticas à ela….mesmo que a CONMEBOL mereça todas as criticas….como entidade é uma piada, mas a mídia resolveu apontar suas armas APENAS para a CBF que é MUITO superior em todos os sentidos em relação a sulamericana.

      • 28/06/2011 às 8:49 pm

        Basilio de fato a Conmebol é uma vergonha entidade totalmente ultrapassada,só teremos um novo presidente quando o sr. Nicolas Leoz partir dessa para melhor e os clubes não batem de frente.

    • 28/06/2011 às 8:47 pm

      Acho que o Andres deve brigar para aumentar os ganhos dos clubes no torneio,mas dizer que não irá disputa-la é ofender o torcedor corintiano.

      • Fábio
        29/06/2011 às 8:52 am

        Exato Gustavo, é exatamente ai que eu queria chegar.
        Parabens pelo post.

  5. Fábio
    28/06/2011 às 3:30 pm

    Olá Basílio77 tudo bem? Pelo codinome, és um corinthiano Fanático, mas enxergue o futebol e não só o clube.
    Olha realmente pra mim quase tudo que vem do sr. Andres “não do corinthians”, eu acabo vendo com maus olhos, pois ele é na minha opinião um mafioso, juntamente com o sr. RT que são juntos um cancêr no futebol nacional. E ainda querem compara-lo ao Glorioso Vicente Matheus.
    Não sou corinthiano, mas sou acima de tudo esportista, conheço varios corinthianos que como eu é amante do FUTEBOL, além de seu clube, e se ficarmos somente em Brasileiro e Paulista, este continente realmente nunca vai chegar perto do Europeu. A libertadores é o único campeonato tradicional que integra os países sulamericanos, que evoluiu mto nos ultimos anos com mais futebol e menos violência.
    O campeonato Brasileiro tbm não paga uma boa premiação, mas em todos os campeonatos quando um time participa, ganha patrocinios, vende camisas e promove jogadores que futuramente podem ser negociados a preços lucrativos, e outra, que gasto os clubes tem, sendo que até as viagens são compensadas pela federação. Você realmente acredita que com a exposição do Santos ele teve prejuízo? Sem contar com o Mundial que vem em dezembro. Pra mim foi o comentário mais infeliz q ele fez até hoje. Pura dor de cotovelo.
    Outra coisa, futebol não é feito só de receitas, e sim de campeonatos, torcedores e tradição.
    O Sr. Andres vai deixar o corinthians em dezembro e com uma dívida imensa, por isso tem reclamado tanto de receita, tá desesperado para conseguir dinheiro.
    Imagine quantas crianças vendo neymar e ganso erguerem a taça, se tornaram santistas. Alías a torcida que mais vem crescendo nos últimos anos é a do Santos.
    Ao ínves de reclamar de premiação, se ele investisse na categoria de base com mais vigor, teria jogadores valiosos e maiores receitas no futuro.
    Mas é assim mesmo, para ingles ver, ele é ótimo, mas por trás, coitado do corinthians daqui uns 5 anos.
    Se quiserem precionar a federção acho até justo, para assim crescer ainda mais a competição, agora desdenhar um campeonato que para todos os que já ganharam é o mais importante da história, não dá pra engolir. Tenha competência para ganhar algum e depois reclame se vale a pena ou não.

    • Alemão
      28/06/2011 às 4:25 pm

      Desculpe Fábio mas eu não concordo com sua opinião… acho a Libertadores um torneio coordenado por amadores desde o regulamento até premiações e organização de um modo geral… é lógico q hj, é o torneio mais importante do continente cobiçado por todos e por isso mesmo deve ser melhor organizado… eu acho válido reclamar de premiação e acho q deveriam reclamar de outras coisas também por exemplo punições em caso de brigas (estas q até ligas amadoras preveem) pois foi o cúmulo do terceiromundismo a atitude dos jogadores do Penarol após perderem o título… outro ponto q têm q ser revisto é a questão do amarelo não ter suspensão.. isso é ridículo… o formato da competição (com os jogos finais não tendo o gol fora) também é outro ponto… se vale vaga igual a Champions para o Mundial de clubes eu acho q o formato têm q ser identico… não q eu ache td certo mas o Andres sempre é o primeiro a dar a cara pra bater como foi no caso das cotas de tv…
      abraço a todos

      • 28/06/2011 às 8:51 pm

        O regulamento continua como na década de 60 para você ter uma idéia o exame anti-dopping começou a ser feito apenas em 1999,graças a uma solicitação de Luiz Felipe Scolari que achou estranho a correria dos jogadores do Olimpia em uma derrota por 4 x 2 em Assuncion.

  6. Carlos Alberto
    28/06/2011 às 4:16 pm

    Veja o blog do tal Fernando Sampaio (Jovem Pan) de hj.

    Olhe o título: “Vereadores aprovarão o Itaquerão, mesmo contra a população”.

    Olha a dor de cotovelo dos “jornalistas”, quer dizer dos torcedores do spfc….

    • Fábio
      28/06/2011 às 5:02 pm

      Alemão boa tarde!!

      Mas eu coloquei que não sou contra reclamarem da premiação, e sim desdenhar um campeonato que no fundo ele é louco para conqusitar. Afinal qual clube não quer. Se ele não quer o time dele lá, o campeonato vai
      E ele não deu a cara para bater, simplismente ele seguiu uma determinação do Ricardo Teixeira, (não passou de um esquema) afinal a record ia pagar mais que a globo, e cá entre nós com o RT por trás, qualquer presidente de clube (que seja mafioso tbm), entraria no jogo.
      Em relação ao regulamento todo ano reclamam do nosso calendário, de pontos corridos, e do regulamento do paulistão (enquadram em amadores tbm) , e esses campeonatos pagam premiações pequenas tbm e ele nunca disse que o corinthians não participaria. Será que pq ele já ganhou esses campeonatos ele não desdenha? Afinal como vocÊ mesmo disse “é o campeonato mais importante do continente.

      • Alemão
        29/06/2011 às 8:46 am

        ok, Fábio mas vc acredita q o RT “determinou” q todos os outros fechassem com a Globo? desculpa discordar de novo mas eu não acredito… de fato, pra ele talvez fosse vantajoso mas e o São Paulo fechou com a Globo pq é besta e gosta de perder dinheiro? Dúvido…
        então com relação ao regulamento, na verdade quem está reclamando sou eu….kkk ele reclamou só das premiações…
        o paulista, na minha opinião, não pode ser diferente pela falta de tempo mas até q melhorou com 8 classificados na primeira fase… e o brasileiro acho q precisa um pouco mais de emoção mas não tiro também a razão de quem defende pontos corridos.. só não concordo q premia o melhor pq acho q o melhor ganha quando precisa….
        Abraços

  7. Fábio
    28/06/2011 às 5:04 pm

    Carlos Alberto concordo com vc, é dor de cotovelo, afinal quem aprovou é quem o povo colocou lá, portanto, foi com a aprovação do povo.
    Se o povo não quiser mais esse tipo de coisa, que fique de olho no seu voto.

  8. BASILIO77
    29/06/2011 às 1:36 am

    A importância da libertadores não se questiona.
    Geo-politicamente é óbvia sua importância. Inquestionável.
    Repito, sua importância deve-se muito mais à geo-politica do que a fatores técnicos, de organização ou mesmo morais ou esportivos.
    O que eu questiono é QUANTO MAIS IMPORTANTE do que o brasileiro ela é?
    Eu diria UM POUCO mais…e não MUITO mais.

    Quando já se fazia antidoping aqui no Brasil há anos…na sulamericana isso não existia.
    Brigas politicas entre federações, esvaziaram a competição de brasileiros nos anos 60, deformando o ranking da historia da competição.
    Critérios bisonhos como a proibição do confronto entre dois clubes do mesmo país numa final, não suspensão por cartões amarelos, participação dos mexicanos, uma arbitragem ABSOLUTAMENTE TENDENCIOSA(quase sempre contra os clubes brasileiros) são alguns exemplos disso.

    SE coisas parecidas acontecessem por aqui, a mando da CBF, os caras da ESPN fariam passeata da paulista até o RJ em protesto.

    Claro que a Libertadores é mais importante do que o brasileirão…MAS NÃO É DE GOLEADA, o brasileiro NÃO é tão menos importante como a mídia quer nos impôr….e como quase sempre acontece, ela acaba por difundir suas ideias entre a maioria das pessoas que consomem a informação por ela prestada. Prova disso é que os clubes acabaram por desvalorizar o titulo nacional, contentando-se apenas com uma vaga na CL.

    Enfim, Sanchez sabe disso tudo e apenas quis iniciar uma discussão a respeito da premiação e valores envolvidos, NUNCA passou pela cabeça dele não participar da CL tendo vaga garantida.
    E o futebol brasileiro, mesmo em queda, ainda é o MAIS FORTE(disparado) do continente, portanto, o campeonato nacional não pode ser tão menosprezado frente à CL como tem sido nos últimos anos.
    Sim, nós queremos a taça libertadores.
    Queremos o brasileiro, a copa do brasil, o paulista, a sulamericana, o futsal, a copinha.
    Tudo SEM neurose, porque o importante acima de tudo isso, deve ser sempre acompanhar o SCCP, ou o clube do seu coração.
    A neura que tem tomado conta das torcidas em relação aos titulos em geral, sobretudo a CL, é uma tremenda bobagem. Se tratando de torcida de time grande, é bobagem.
    Uma hora o time chega. É assim, sempre foi assim e sempre será.
    Demorei 12 anos pra ver o meu primeiro paulista e 25 para ver o primeiro nacional e SEMPRE FUI UM TORCEDOR FELIZ com meu time.
    Portanto, sem neuras.

  9. Fábio
    29/06/2011 às 8:51 am

    Basílio 77 bom dia!!
    Não é ele que esta abrindo esta discução, pois a mesma já existe há muito tempo (pelo Sr. Juvenal, pelo Sr. Mustafá “quem diria” e até pelo Felipão), e sim, só quis desvalorizar a conquista do Santos que por sinal mostra a mudança que esta ocorrendo na Libertadores, pois o Time da baixada ganhou na bola, sem catimbas, e provocações, como era de costume neste campeonato, alías o inter ganhou o ano passado da mesma forma.
    E ele disse sim, que por ele o time não participava o ano que vem (só para polemizar pois se o corinthians se classificar é lógico que ele vai colocar o time dele).
    Portanto foi um comentário desnecessário. (foi só isso que eu quis dizer).
    Em relação ao Brasileirão com a Libertadores, pra mim são campeonatos distintos sem comparações (os dois sempre deverão existir), os dois tem premiações baixas e nunca vi o Andres reclamar da premiação do Brasileirão. Ou será que um é por pontos corridos e se ganha por um pacote inteiro e o outro se ganha por produção, coisa que o corinthians não vem tendo neste campeonato? Veja só:
    Com a saída precoce da libertadores o Corinthians deixou de lucrar só em ingressos mais de 21 milhões, imagina em patrocinios quanto ele não perdeu e na transmissão de TV. Portanto o prejuízo que ele quis dizer foi gerado por ele mesmo ( declaração só pra gerar polêmica)
    Também acho que a imprensa valoriza demais o torneio continental criando muitos paradigmas para a conquista do corinthians, pois que ele vai ganhar um dia todos nós sabemos, e que virá no momento certo sem neuras também sabemos, pois assim foi com o Palmeiras que tinha a mesma azucrinação. Mas desdenhar a competição não tem cabimento.
    Imagina se ele criticasse a primiação do Brasileiro. É não dá nem pra imaginar pois sendo amiguinho do RT, ele nunca faria isso.
    Que é um campeonato desorganizado isso é, mas aqui também temos campeonatos que voltam partidas, por esquema de arbitragem, tem times que perdem partidas para prejudicar outros e muito mais, tem time que sobe da terceira para a primeira divisão, tem campeonato que hora fica dividido para dois times hora é de um time só e a indefinição nunca se concretiza. Mas que com certeza nunca vai tirar o charme e o brilho do Brasileirão.
    Minha indignação foi em relação a declaração feita por ele, e não qual campeonato é melhor.

  10. Fábio
    29/06/2011 às 8:59 am

    Alemão :ok, Fábio mas vc acredita q o RT “determinou” q todos os outros fechassem com a Globo? desculpa discordar de novo mas eu não acredito… de fato, pra ele talvez fosse vantajoso mas e o São Paulo fechou com a Globo pq é besta e gosta de perder dinheiro? Dúvido…então com relação ao regulamento, na verdade quem está reclamando sou eu….kkk ele reclamou só das premiações…o paulista, na minha opinião, não pode ser diferente pela falta de tempo mas até q melhorou com 8 classificados na primeira fase… e o brasileiro acho q precisa um pouco mais de emoção mas não tiro também a razão de quem defende pontos corridos.. só não concordo q premia o melhor pq acho q o melhor ganha quando precisa….Abraços

    Alemão bom dia!!!
    Claro que não, mas veja só, ele desencadeou com o Andres, depois (comprou o flamengo dando) o Titulo de 87 (que o perdeu na justiça na semana passada), portanto conquistou os dois times de maior torcida do Brasil, fazendo que o valor de transmissão para os outros times, diminuisse forçando eles a fechar com a Globo, para desta forma ganhar um pouco mais.
    Agora em relação aos regulamentos realmente não vi ele questionar isso, mas que tem muita coisa errada tem….rsrsrs
    Abraço

  11. Alemão
    29/06/2011 às 10:01 am

    Bom dia Fábio e perdoe minha falta de educação…rs

    sei lá cara, acho q essa história não é tão simples assim não… mas de qquer forma, só pode ser contada pelos envolvidos q óbvio, não farão…
    concordo q me pareceu um tom de desdêm a declaração dele… agora, se esses jogos adiados fossem do Corinthians ou de Cariocas, vixe…. ia rolar um monte de teorias da conspiração mas como é dos “queridinhos” da Vila, ai num dá nada, nem vi ninguém criticando…
    abraços

  12. mucio rodolfo
    29/06/2011 às 11:33 am

    Fabio.
    Se o RT procurou conquistar apoio do Flamengo dando-lhe o título de 87 (com o que eu não concordo, pois para mim o campeão legítimo é o SPort Recife), podemos deduzir que a transformação das Taças Brasil em Campeonatos Brasileiros também visava atrair o apoio das diretorias do Palmeiras e do Santos? Passei anos e anos ouvindo esta ladainha de que a CBF deveria reconhecer como campeões brasileiros os campeões da Taça Brasil e só agora o RT tomou esta decisão.
    Por outro lado, acho muito simples achar que os clubes agem conforme a vontade do RT sem observar seus interesses particulares -que no caso não são os esportivos.

    • Fábio
      29/06/2011 às 1:55 pm

      Múcio boa tarde!!!
      Bem citado, pra mim a transformação das Taça Brasil e Campeonatos Brasileiros também foi um jeito que se arrumou para que os clubes beneficiados debandarem para o lado do RT e Globo.
      Concordo também contigo quando diz que o Sport é o Legitimo campeão, e isso agora foi dado como resolvido. Ele realmente é o campeão sozinho, decretado pela justiça.
      Na verdade eles não agem somente com a vontade do sr RT, e sim em conjunto com os seus interesses particulares. Como o caso do Corinthians (estadio para a sede da copa), Palmeiras e Santos (em são paulo) com a unificação dos títulos.
      Abraço

    • 29/06/2011 às 7:32 pm

      Mucio perfeita sua análise esses “títulos” dados a Palmeiras,Santos e Flamengo é pura politicagem e vou de encontro com o Fábio a união clubes e RT segue uma série de condições que agradam a ambos os lados.

  13. Luiz
    29/06/2011 às 4:16 pm

    Amigos: Honestamente, talvez eu seja a ingênua Velhinha de Taubaté. Não consigo ver o Sr. Ricardo Teixeira como esse gênio do mal, imputado por vários comentaristas.A minha informação é identica, com certeza absoluta igual a de todos por aqui, ou seja: mínima. Pelo que entendo a CBF é uma entidade privada, com regras, diretorias, auditorias, eleitos por votos de federações, clubes, etc.
    O Sr. RT tem algozes ferozes na imprensa, não se sabe bem os motivos, visto que; não apresentam propostas e nem candidatos para as eleições. Só denúncias vazias.
    Em relação a transmissão pelas TV, tem que se considerar que não é apenas a oferta financeira inicial é que conta e sim uma série de fatores de mercado. A audiencia é uma delas. A globo fora do ar é lider de audiencia no Brasil. Os patrocinadores do clubes pagam pela audiencia. Simples assim.
    Fala-se muito sobre os horários dos jogos, que é muito tarde (são normalmente apenas 2 jogos as 4as. feiras as 22h)- O Brasil, na A. do Sul, tem um fuso de 1, 2, 3 horas a mais em relação aos outros paises, ou seja; se os jogos forem as 20.30h, em alguns países será 18.30h.

    • BASILIO77
      29/06/2011 às 6:04 pm

      Concordo. RT é ladrão….simples assim….daí a ser o genio do mal, que maquiavelicamente trama TUDO o que acontece dentro dos gramados…é muita imaginação….o cara até dorme nas reuniões da CBF. Ele quer a grana “dele”…o resto que se mate dentro e fora dos campos.
      Claro que existe uma “panelinha” de preferidos…hoje está o SCCP(entre outros)…onde até 2009 estava o tricolor Juvenal9entre outros)…é assim, sempre foi assim e sempre será.
      Quem não tiver estomago pra encarar esta realidade, que mude de hobby.

      • Luiz
        29/06/2011 às 6:14 pm

        Basilio: Na minha opiniãom Constituição Brasileira e uma regra estabelecida em todos os Países civilizados do mundo, chamar alguém de ladrão sem nenhum processo ou condenação por roubo, se chama calúnia e difamação, crimes previstos em todos os códigos penais do mundo. Vc. pelo que descreve sabe de coisas que a Justiça e a CPI não decobriram….podia mostrar as provas?

  14. 29/06/2011 às 7:33 pm

    Pessoal estou adorando ao alto nível dos comentários!

    Muito obrigado!

    • Fábio
      30/06/2011 às 8:09 am

      Esta muito bom mesmo, parabens pelo blog.

  15. Fábio
    30/06/2011 às 8:08 am

    Luiz :Basilio: Na minha opiniãom Constituição Brasileira e uma regra estabelecida em todos os Países civilizados do mundo, chamar alguém de ladrão sem nenhum processo ou condenação por roubo, se chama calúnia e difamação, crimes previstos em todos os códigos penais do mundo. Vc. pelo que descreve sabe de coisas que a Justiça e a CPI não decobriram….podia mostrar as provas?

    Não tenho provas nenhuma tbm, e também sei que o RT um ladrão de mão cheia.
    Se as leis realmente fizessem justiça neste país, não haveria tanta pouco vergonha. Estou com vc Basílio77.
    Luis bom dia!, vc é jurista?, pois no mundo o Brasil esta entre os maiores paises em que a impunidade impera.
    Abcs

  16. Luiz
    30/06/2011 às 9:11 am

    Fábio: Realmente a impunidade é tanta no Brasil que permite que pessoas como vc. “cometa um crime” de injúria e difamação contra uma pessoa escrevendo um absurdo desses..”Não tenho provas nenhuma tbm, e também sei que o RT é um ladrão de mão cheia”
    O que será que vc. sabe que a Policia Federal e o Judiciário não sabe?

    Não tenho motivos nenhum de defender corruptos ou ladrões de qualquer espécie, porém acho um absurdo alguém acusar outro ou se basear numa acusação sem provas para definir um culpado- Esta regra serve para todos nós, está na Constituição, são nossos direitos.
    “Ninguém será considerado culpado sem julgamento em última instância”

    ESTA RESSALVA FOI FEITA PARA PROTEJER A TODOS NÓS DE UMA ACUSAÇÃO FALSA…….PENSE UM POUCO……REFLITA!!!!

    • Fábio
      30/06/2011 às 11:14 am

      Luiz, o que eu sei é o que vejo nos jornais, nos telejornais e na internet, se fosse uma fonte só tudo bem, mas são váriasssss, isso na imprensa séria e na imprensa factóide. Agora imagina só o que a Policia Federal e o Judiciário sabe de tudo isso e não toma nenhuma ação.
      Veja abaixo algumas das SUPOSTAS ACUSAÇÕES. Olha vou ser sincero, se uma pessoa que recebe tantas acusacões assim é um santo. não sei mais o que é ser honesto.

      “CBF e Corrupção Chegou ao comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em 1989, onde tornou-se o sr. “Rico Terra”, sucedendo Octávio Pinto Guimarães, após derrotar na eleição o vice-presidente da entidade, Nabi Abi Chedid. Encontrou a entidade quase sem condições de arcar com os custos da preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1990, na Itália.

      Escândalos atingiriam a gestão de Teixeira, que é marcada por denúncias, com acusações de nepotismo no preenchimento de cargos na CBF, pagamento de viagens para países sedes da Copa do Mundo a magistrados e outras autoridades, importação irregular de equipamentos para sua choperia El Turf, no Rio de Janeiro, após a Copa de 1994, a celebração de contratos lesivos para o futebol brasileiro, em especial com a fabricante de artigos esportivos Nike, omissão das declarações de rendimentos apresentadas nos exercícios de 1991, 1992 e 1993 dos valores por ele mensalmente auferidos, omissão de rendimentos provenientes de atividades rurais nas fazendas Santa Rosa I e II, localizadas no município de Piraí/RJ.

      Também deu dinheiro da CBF para campanhas políticas de dirigentes esportivos, com o intuito de manter no Congresso Nacional uma bancada de deputados e senadores para defender a seus interesses (manter-se no controle da CBF, impedir investigações sobre corrupção dentro da CBF), que ficou conhecida como bancada da bola. Com a montagem deste esquema de poder, assegurou suas quatro reeleições.

      Em 1998, vê-se envolvido em comissões parlamentares de inquérito na Câmara de Deputados e no Senado Federal, mas, com auxílio de congressistas fiéis, consegue se livrar das acusações. Prestou depoimento em duas CPIs, a do futebol e a da CBF-Nike.

      Em 2000, Ricardo Teixeira prestou depoimento na CPI do Futebol. Até 1996 a CBF apresentava lucro. Neste ano assinou um contrato com a Nike de 160 milhões de dólares e a partir de então começou a ter prejuízos, ano após ano. A entidade então tomou dinheiro emprestado de origem duvidosa, pagando juros muito mais altos do que o de mercado, em alguns casos de cerca de 43%. Descobriu-se uma série de empresas suas e de comparsas ligadas a transações irregulares de dinheiro. Afirmou em depoimento na CPI que havia ganhado tanto dinheiro investindo em ações, mesmo sabendo-se que havia falido neste ramo no início de sua carreira. Também prestaram depoimentos Vanderlei Luxemburgo, Eurico Miranda e o empresário J.Hawilla. A Receita Federal autuou a CBF em R$ 14.408.660,80 por dívidas com o Fisco.

      Na CPI da CBF-Nike, que contou com declarações de Zagallo, João Havelange e do atacante Ronaldo, Ricardo Teixeira foi acusado por Aldo Rebelo de fazer complô para tentar enfraquecer o trabalho das CPIs, por unir forças com Pelé, que antes o acusava de corrupção. Teixeira prestou esclarecimentos sobre a CBF, atividades pessoais e de suas empresas, como o restaurante carioca El Turf. Em janeiro de 2002, Teixeira obteve liminar da Justiça proibindo a impressão e distribuição do livro “CBF-Nike”, de autoria dos deputados Sílvio Torres e Aldo Rebelo. A obra relatava todas as investigações que devassaram seus negócios. Atualmente Aldo Rebelo é amigo pessoal e confidente de Ricardo Teixeira. Está disponível na internet um resumo do relatório final da CPI.

      Em 2007, a bancada da bola agiu novamente sob influência de Ricardo Teixeira e de 12 governadores, que previamente foram à Europa à convite de Ricardo Teixeira, por ocasião da escolha do país sede da copa do mundo de 2014, para impedir a instalação da CPMI do Corinthians/MSI, com a retirada de votos a favor da CPMI na última hora. O argumento era que a CPI poderia influenciar na escolha da sede. No epsódio, 71 parlamentares mudaram de opinião, e apenas 3 se justificaram.

      Sobre o epsódio, Juca Kfuri escreveu: “Momento trágico: Nada mais repulsivo que a campanha do presidente da CBF contra a CPMI Corinthians/MSI. E nada mais revelador de quem são alguns parlamentares de todos, rigorosamente todos, os grandes partidos. Daí o “jogo da família” ter sido o do senta, levanta. Elementar.”Em seu blog, Juca Kfuri publicou ainda a lista com os nomes dos parlamentares que mudaram seus votos. São 18 parlamentares mineiros e 8 paulistas, entre muitos outros.

      Por ocasião da escolha das cidades que receberiam jogos da copa, o apoio político à Ricardo Teixeira esteve ameaçado brevemente. Porém, novamente, a corrupção na CBF não esteve ameaçada

      A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que não apoiou o pedido de abertura da CPMI, declarou “Será que teremos de apoiar a CPMI de Corinthians e MSI para que expliquem em Brasília a escolha das cidades?” Numa clara atitude “toma-lá-da-cá”.

  17. Fábio
    30/06/2011 às 11:23 am

    Essas são as referências da onde tiro base para cometer meu crime de injúria e difamação.

    – ESPN: “Ricardo Teixeira não gosta de futebol”
    – Terra: ISTO É: Ricardo Teixeira
    – O poderoso chefão e o aprendiz.
    – Marcação cerrada A Receita aperta o cerco sobre o mundo do futebol e o cartola Ricardo Teixeira é alvo das investigações.
    – a b c Presidente da CBF esteve em CPIs do Futebol e da Nike.
    – À sombra das chuteiras milionárias.
    – Futebol não tem ideologia. Lobby de Ricardo Teixeira dá certo e CBF faz deputados e senadores retirarem assinaturas da CPMI.
    – A corrupção no futebol brasileiro.
    – a b Título ainda não informado (favor adicionar).
    – Presidente da CBF esnoba tentativa de CPI.
    – Pressão da CBF dá certo e CPI Corinthians/MSI começa a cair.
    – Pressão da CBF dá certo, assinaturas são retiradas e CPI começa a cair.
    – Centroavante para quê?.
    – Relatório da Fifa já ameaça o apoio político pró-CBF.
    – Indicação de eliminadas gera reação.
    – José Cruz. Romário: a Excelência no comando.
    – Paulinho. Mais uma CPI na vida de Ricardo Teixeira.
    – Benjamin Back. Esse é o país do futebol?.
    – José Cruz. CPI da CBF. Ou seria CPI do Ricardão?.
    – Homem-forte da Globo incentiva racha com apoio de Teixeira e tem postura de cartola. UOL Esportes.
    – Anthony Garotinho. Medo de CPI da CBF atinge até o técnico Mano Menezes.
    – Filipe Coutinho. Veja os deputados que pediram abertura da CPI da CBF. Folha Online.

  18. Luiz
    30/06/2011 às 11:27 am

    Fábio: Sem pretender defender o RT, eu defendo apenas a lei, que serve para mim, para vc., para o RT e para todos. Vc. não escreveu sequer uma condenação, só denuncias vazias, o o Kfouri é um inimigo visceral do RT. Só para sua informação, a poucos dias, o tal processo do voo da “muamba” ( El-Turf), o RT foi absolvido por unâmidade.
    Eu gostaria que houvesse candidatos para fazer oposição, que apresentassem propostas, porque não aparecem? Se vc. acredita que todos os presidentes de clubes, federações, diretoria eleita, empresas independentes de auditoria, deputados, senadores, judiciário, etc. são corruptos e ladrões é melhor vc. se mudar de Pais ou coisa parecida.

  19. Luiz
    30/06/2011 às 11:57 am

    Fábio: Qualquer pessoa pode acusar o outro do que quiser, desde que prove. Caso contrário poderá ser condenado por calúnia, injúria e difamação, pode espernear a vontade. É a lei,
    Em todas as manchetes acusatórias que vc. postou e diz que delas formou a sua opinião, em nenhuma delas consegui ler a sua afirmação:
    Ricardo Teixeira é um ladrão, como vc. escreveu.
    Para mim chega, eu não sou defensor de RT ou de quem quer seja, apenas procuro ler as páginas internas dos jornais e ver o outro lado da verdade. Tento analisar os motivos que levam “jornalistas” a dedicarem suas “profissões” para continuadamente, sem explicarem os motivos que os levam sistemáticamente a noticiarem aquilo que supostamente só interessam a eles, sendo parciais e escrevendo só um lado da verdade.

    • Fábio
      30/06/2011 às 1:00 pm

      Eu acredito sim, que 80% dos politicos, presidentes de clubes são corruptos sim, mas não é isso que vai fazer eu ir embora do Brasil. Eu adoro o meu país, eu não gosto é da corrupção, da impunidade e por isso reclamo aqui, por isso dou valor ao meu voto, mesmo sabendo que é apenas um.
      Fico atento a tudo e formo sim minha opinião.
      Garanto que se você ficar 3 anos sem declarar seu imposto de renda, vem um fiscal da receita e penhora tudo o que você tem, mas a mesma lei não fez isso com ele.
      Queria que você falasse com um dos familiares das tres pessoas mortas pelo jogador edmundo, que graças a nossas leis consegue brechas para se livrar da prisão.
      Ou talves falasse com um dos familiares das vitimas do terrorista condenado na Italia, que conseguiu visto permanente semana passada no país da impunidade para não cumprir pena em seu país.
      Ai você pode ter uma noção da impunidade que impera aqui.
      Nunca conversei com nenhum deles, mas imagino muito a dor que devem estar sentindo com isso. Se eles que são culpados não cumprem pena, imagine quem nem chegou a ser punido.
      Acredito e acredito muito que um dia ele responderá pelo que faz.
      Eu prefiro morar aqui, e ter censo crítico do que esta errado, do que morar aqui, e fechar os olhos e os ouvidos para o que realmente acontece, parecendo assim, que nem vive aqui.

  20. Luiz
    30/06/2011 às 3:26 pm

    O Lula já faz algum tempo, falou que 70% dos Deputados são picaretas, vc. diz que são 80%, acho 70% mais correto. Isto significa que somos assim, os políticos, os fiscais, os corruptos, os corruptores, os sonegadores, SÃO APENAS O QUE SOMOS COMO SOCIEDADE.
    Eu assisti todo o Julgamento do Battisti, foi um julgamento duro, com debates virulentos, acusação e defesa. Ele foi julgado pelo SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, representando um dos TRES PODERES DA REPÚBLICA, composto pelos maiores juristas deste País. A libertação do acusado foi definida por 6×3, a MAIORIA achou assim. Numa DEMOCRACIA É ASSIM.
    Também acho que no caso do jogador Edmundo existe uma falha grotesca no código penal, a qual permite recursos em 4 instâncias. No Brasil, pela falta absoluta de instalações carcerárias, não temos mais lugar para colocar nenhum preso, opta-se por colocar na prisão apenas criminosos perigosos ou de acordo com a mídia.
    Em relação a sonegação acho um crime terrivel, um sujeito ROUBAR o nosso dinheiro, embutido no preço das mercadorias e não recolher ao Estado.
    No Brasil as coisas são estranhas mesmo. Fomos governados por 500 ANOS PELA DIREITA, faz pouco mais de 8 ANOS que somos governados pela ESQUERDA, pelos comentários que se lê na internet, parece que tudo piorou, quanto TODOS OS DADOS SÓCIO ECONÔMICOS DO BRASIL MELHORARAM.

    • Fábio
      30/06/2011 às 5:14 pm

      Democracia que agora vai abrir a porta para varios criminosos se abrigarem no Brasil, para conseguir visto definitivo, afinal a impunidade reinou deste caso, não concordo muito com isso. Achei um absurdo, mas infelizmente temos que assistir a tudo, é como vc disse a decisão veio do STJ, e como eu disse a dor é daqueles que perderam entes queridos. De resto concordo muito com tudo isso que vc escreveu agora, principalmente pelos 8 anos da esquerda endireitada, discordo apenas dos primeiros comentários, mas a discussão serve mostrar as idéias de cada um mesmo.

      • Luiz
        30/06/2011 às 5:31 pm

        Fábio, toda discussão sem ofensas pessoais só engrandece quem debate, opiniões divergentes não significam, nem devem ter um sentido maior do prazer do debate.
        Eu tenho o meu ponto de vista, vc. tem o seu. O meu é pragmático, de acordo com a leis. Obedeça-se as leis até elas ser modificadas. Lute pela mudança da lei mas não contra a lei em vigor.
        Não entendo onde vc. achou que a “Democracia” vai abrir a porta para criminosos (?)- que loucura é essa?- Me referi que no caso do Battisti houve um julgamento, a maioria optou seu voto pela permanencia do mesmo.. Temos que acatar, Democracia é isso.

  21. Fábio
    30/06/2011 às 5:58 pm

    Luiz :Fábio, toda discussão sem ofensas pessoais só engrandece quem debate, opiniões divergentes não significam, nem devem ter um sentido maior do prazer do debate.Eu tenho o meu ponto de vista, vc. tem o seu. O meu é pragmático, de acordo com a leis. Obedeça-se as leis até elas ser modificadas. Lute pela mudança da lei mas não contra a lei em vigor.Não entendo onde vc. achou que a “Democracia” vai abrir a porta para criminosos (?)- que loucura é essa?- Me referi que no caso do Battisti houve um julgamento, a maioria optou seu voto pela permanencia do mesmo.. Temos que acatar, Democracia é isso.

    É que a nossa democracia, não foi de acordo com a Democracia Italiana, pelo contrário, denegriu a democracia italiana, afinal a punição já havia sido decretada a este meliante em seu país.
    E agora os advogados de casos identicos podem utilizar a absolvição do Battistini como argumentos para mais absolvição de criminosos. Afinal as leis aqui em nosso país são justamente para os advogados encontrarem brechas, portanto não é loucura e sim, realidade. Nunca infringi lei alguma em minha vida, mas se sei que a pessoa comete crimes, e infelizmente por costas quentes não é punido, essa pessoa não deixa de ser ladrão ao meu ver. a lei as vezes pode falhar, mas cego eu não vou ser.

  22. Luiz
    30/06/2011 às 6:09 pm

    Fábio: O tal do Battisti ficou preso por 4 anos em Brasilia, não podemos ignorar que houve um julgamento pela SUPREMA CORTE DO BRASIL, um PODER INDEPENDENTES, um dos TRES PODERES DA REPÚBLICA.
    Discutir isso é contra o bom senso jurídico. Eu assisti o julgamento, toda a acusação e defesa, um julgamento limpo. A maioria optou pela permanencia. Estamos num Estado de Direito, devemos nos balizar por quem? por “eu acho”??

    • Fábio
      01/07/2011 às 9:08 am

      Você tem opinião a respeito deste caso?
      Nem sempre eu tenho que ter minha opinião de acordo com o determinado pela justiça.
      Eu tenho sim, que respeitar a decisão dos orgãos competentes, mas se achar que foi um resultado que gerou impunidade, tenho direito de manifestar minha opinião, afinal moramos em um país livre.
      O que você acha da decisão Brasileira? E se vc fosse um ente de um dos assassinados?
      Pois pra mim, em primeiro lugar devemos respeitar a decisão do outro país, isso se chama diplomacia, sendo que o mesmo já foi julgado e sentenciado em seu país.
      Minha opinião pode não servir de nada, pois sou apenas uma pessoa, mas de qualquer forma é uma opinião.

      • Fábio
        01/07/2011 às 9:27 am

        Por exemplo se o Fernandinho Beiramar, foge do Brasil, vai para Itália, e lá consegue um visto permanente, o que os governantes diriam, e as dezenas de familiares que de certa forma tiveram a vida prejudicada por ele?

  23. Luiz
    01/07/2011 às 10:24 am

    Para terminar, quando se vive numa sociedade de direito, democrática, deve-se acatar os resultados democráticos. Se a maioria dos votos dos Ministros do Supremo Tribunal, com a sabedoria jurídica e entendimento das leis, tenho que me recolher a minha ignorancia e deixar de achismo. Cumpra-se a lei.

  24. Luiz
    01/07/2011 às 10:28 am

    Este raciocinio demagógico, Dateniano e Ratinesco, comparando um asilo politico com a fuga de um criminoso comum, diria o seguinte: Se o Beira Mar, fugisse para a Italia e se estiver casado com uma Italiana ou tiver um filho Italiano, não seria deportado. Simples assim.

    • Fábio
      01/07/2011 às 11:44 am

      Mas ai vc fugiu do assunto pois estou comparando com o Battisti e ele não precisou casar com Brasileira e nem ter filhos para conseguir o visto permante.
      E pela nossa grandiosa Lei, mesmo se o Fernandinho tivesse se casado com uma Italiana e tivesse um filho italiano, também poderia ser encaminhado ao Brasil, tudo depende da Diplomacia entre os paises, quem não poderia vir para ser preso aqui seria o filho dele. Simples assim.
      Exatamente pela democracia. Quando o Collor confiscou o dinheiro de todos, Determiniação da presidencia da Republica, e fez uma administração vexatória, a população com o seu achismo, foi as ruas e pediu a sua saída.
      Para você seria mais fácil aceitar pois se tratava de uma Determinação do Banco Central, regido pelo presidente da republica. A população não se recolheu a ignorancia.
      Engraçado que na época da ditadura também não e ela acabou.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: