Início > Uncategorized > Pelé no mundial e o marketing bizarro

Pelé no mundial e o marketing bizarro

O post não se refere a nenhum jornaleiro mas o assunto não pode passar batido e merece ser discutido,o presidente do Santos Luiz Álvaro de Oliveira resolveu tentar convencer Pelé(sim ele mesmo,o rei do futebol) a jogar o mundial da FIFA em dezembro.

Atitude oportunista,irresponsável e absurda do presidente santista que parece não ter o menor respeito com imagem de Pelé e sua importância para o clube,como sugerir a inscrição de um senhor de 70 anos para disputar o campeonato mais sonhado pelas equipes brasileiras?Alguém que entrou em campo profissionalmente pela ultima vez na década de 70 e talvez não saiba o que seja colocar o pé em uma bola desde 1990,em um amistoso que fez no San Siro em Milão para comemorar seus 50 anos.

A proposta de Luiz Álvaro é o tipico marketing bizarro que ao invés de valorizar a imagem do clube,coloca-o como motivo de chacota.Vamos pensar que Pelé insanamente aceitasse a proposta,felizmente rejeitada hoje pelo Rei,poderia colocar sua integridade física em risco,já imaginou um africano de um Mazembe da vida podendo dar uma entrada criminosa apenas para ter seus 5 minutos de fama ou um Mascherano,Puyol ou Piquet chegando junto em Pelé apenas para querer provar alguma superioridade.A simples presença de Pelé mesmo no banco de reserva poderia motivar o adversário a entrar com mais vontade já que o se sentiria debochado com a presença de um senhor de 70 anos em um mundial,isso sem contar que tiraria um jogador fisicamente apto do elenco e o treinador se sentiria pressionando a escalar Pelé apenas para agradar o marketing bizarro proposto pela diretoria.

Sou a favor do marketing em nossos clubes,da valorização da marca e aumento de receitas,mas jamais aceitarei que nosso ídolos sejam bizonhamente utilizados como bonecos de marqueteiros,no caso de Pelé seu tempo como jogador já passou há mais de 30 anos,ele deve ser utilizado pelo clube  para promover a sua marca com a apresentação de seus feitos históricos e sua importância,como jogador jamais.

Que os departamentos de marketing dos clubes não desrespeitem a história das instituições e seus grandes nomes,existem formas mais inteligentes de se ganhar dinheiro sem precisar expor ninguém ao rídiculo o torcedor agradece.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. BASILIO77
    05/08/2011 às 12:15 am

    Achei a idéia razoável, até boa.
    O que eu ouvi por aqui em santos foi apenas da INSCRIÇÃO do Pelé, e não da participação em jogos, ou mesmo ficar no banco.
    Acho normal a idéia…

    O SCCP inscreveu Rivellino no brasileiro do ano passado.
    A situação é DIFERENTE entre os dois casos, enquanto Pelé ganhou TUDO pelo SFC, Rivellino nunca ganhou um titulo no SCCP.
    No caso do Riva, o significado seria MUITO mais importante, uma espécie de “correção” da historia…”corrigir uma injustiça” na historia do futebol.
    A ideia é mais representativa, mais impactante, no caso do Rivellino…no caso do Pelé, ganhar ou não mais um titulo, mesmo que mundial, não mudará NADA a historia do atleta do século.
    A homenagem é “mais bonita” no caso do Rivellino, pois a relação entre jogador e clube é mais “mal resolvida” do que no outro caso.
    Enfim, não vejo motivo para polêmica ou discussão caso Pelé seja APENAS inscrito, e entre em campo só no caso de uma eventual festa na final.
    Abraço.

    • Wilson Timão
      05/08/2011 às 8:07 am

      A imprensa sempre gostou da idéia que Rivelino nunca conquistou um título pelo Corinthians e também que ficamos 23 anos na fila, só esquecem dizer no CAMPEONATO PAULISTA.

      O Corinthians foi campeão do Rio-São Paulo de 1966, justamente no ano em que ganhou também o apelido de Timão. E o Corinthians realmente montou um Timão. Infelizmente inúmeras convocações da seleção Brasileira e os trabalhos da Copa do Mundo na Inglaterra atrapalharam toda equipe e principalmente a recuperação do Garrincha que evoluía maravilhosamente. Campeão Rio- São Paulo 1966 – Heitor; Jair Marinho, Ditão, Galhardo e Édison Cegonha; Dino Sani e Rivelino; Garrincha, Flávio, Tales e Gílson Porto. Técnico: Oswaldo Brandão.

  2. Blefe
    05/08/2011 às 8:58 am

    Que idéia idiota hein?
    Pior é que todos os jornalistas aprovaram! É claro que aprovaram…, quanto jornal não iam vender?

    Agora imagina se o Santos toma uma traulitada e o Pelé tá lá no banco… vão fazer o cara passar vergonha depois de velho.

    Fora que isso é uma coisa tosca demais… colocar o cara no time só pra dizer que ele “ganhou um mundial”. É a coisa mais artificial que se poderia inventar.

  3. David 77
    05/08/2011 às 3:16 pm

    A atual diretoria san7is7a está fazendo uma força danada para que o time não se torne uma nova Portuguesa, e com razão.
    Pesquisas de 20 anos para cá vem comprovando o decrésimo de torcedores do time de Pelé. Para se ter uma idéia da situação, segundo a última pesquisa lance-ibope de 2010, o San7os é 5º colocado na faixa etária acima dos 50 anos, já na faixa entre 10/15 anos o clube é apenas o 11º (http://www.lancenet.com.br/infograficos/info-torcida2/). Ou seja o apelido de “time de asilo” se justifica plenamente.
    É natural que a diretoria procure meios para reverter a situação, só que acho que essa do Pelé é um belo tiro no pé. Essa ação só reforça o chavão que o San7os é único time do mundo que possue um jogador mais importante que o clube, o San7os passará, Pelé não.
    Vejo também um desrespeito aos atuais jogadores principalmente para Neymar e Ganso, pois se esses dois são a bola toda que dizem, futuros melhores craques da galáxia, pra que Pelé?
    Sem contar que também é um desrespeito ao própio Pelé, que agora precisa de um “ajutório” para conquistar um título que ainda não tem e pior, como se isso fosse fazer alguma diferença na sua história.
    Acho que sua imagem poderia ser usada sim, mas como Padrinho de Honra, Embaixador ou qualquer título semelhante, mas inscreve-lo como jogador soa tão “verdadeiro” como os 6 Brasileiros “conquistados” pelo San7os na base da canetada.

  4. múcio rodolfo
    05/08/2011 às 4:01 pm

    1- Uma coisa a gente precisa reconher: o Luis Alvaro e esperto pra caramba! Em 2005. o Marcelo Teixeira não reclamou de ter alguns jogadores do seu time convocados para um amistoso da seleção brasileira justo numa semana em que o clube fazia um jogo pela dita cuja. Resultado: eliminação diante do Atlético Paranaense e caminho facilitado para mais uma conquista bambi no torneio. O Alvaro fez questão de adiar algumas partidas do seu time quando este se viu desfalcado dos principais jogadores. Segundo o Fabio, o Alvaro é amigo do RT mas não se exibe ao seu lado como o faz o Andrés. E assim, ele vai angariando vantagens e beneficios desta amizade, enquanto o segundo pouco ou nada consegue porque qualquer vantagem obtida será credita na conta desta amizade.
    2- Pelo que entendi, o Pelé iria apenas para fazer parte do grupo, assim como o Rivelino que foi inscrito no paulistão. Eu não vi, no entanto, tanta publicidade no caso do Rivelino. Agora imagina os sardinhas campeões do mundo e os baba-ovos do rei dizendo que foi por causa da estrela do negão.

    • Luiz
      05/08/2011 às 5:11 pm

      Múcio, não me parece ser questão de ser ou não ser amiguinho de A ou B. Tem uma regra estabelecida que quando se convoca 3 ou mais jogadores de um mesmo clube, este clube tem direito de solicitar o adiamento de seus jogos. Foi o que aconteceu na Copa América.

  5. weslei
    05/08/2011 às 8:38 pm

    Peço licença para comentar algo não relacionado sobre o topico:
    Mas, há um fato que me traz muitas duvidas e, ao mesmo tempo, tristeza,
    Pois, a Rede Globo, na divisão dos estados que vao assistir as partidas do Campeonato Brasileiro, massacra o Corinthians e, principalmente, a Fiel torcida, transmitindo os jogos do Timão apenas para SP e Paraná!
    Enquanto que Vasco, Fluminense e Botafogo, que tem torcida maior que a nossa somente no Rio de Janeiro, tem seus jogos transmitidos para todo o Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    É uma vergonha!!!
    O Corinthians, segundo a pesquisa Datafolha-2010, tem a 2ª maior torcida do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, atras apenas do Flamengo, que por sua vez a Globo televisiona a rodo suas partidas para estes locais!!!!!
    Tá na hora do Corinthians ser tratado como clube nacional por essa emissora CARIOCA!!!
    Gustavo, no novo contrato o Corinthians colocou uma obrigando a Globo a transmitir nossos jogos para toda a rede também????
    Abs

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: