Início > Uncategorized > Futebol carioca vai batendo o futebol paulista novamente

Futebol carioca vai batendo o futebol paulista novamente

Como explicar um futebol recheado de equipes sem estrutura,falidas e nessa temporada com times comuns vai batendo o rico e vencedor futebol paulista?Pelo terceiro ano seguinte as equipes cariocas vão enfrentando de igual para igual ao poderoso futebol paulista com leve vantagem para os cariocas que colocam três equipes entre as cinco primeiras do campeonato brasileiro além de ter vencido as duas últimas edições do campeonato.

Nessa temporada é inaceitável a postura das equipes paulistas com todo seu poderio econômico e o forte investimento realizado Corinthians,Palmeiras,Santos e São Paulo deveriam estar polarizando a disputa pelo título,mas o que se vê é um comum Flamengo que depende do irregular Ronaldinho Gaúcho e de um ou outro jogador como Léo Moura e Thiago Neves,mas de resto jogadores absolutamente medianos,um Vasco cheio de refugos e jogadores em fim de carreira e o Botafogo que no papel tem um time que talvez tivesse problemas para disputar a série A2 paulista disputando mais uma vez o título brasileiro.

Não sei como explicar o fenômeno,talvez as cobranças no Rio de Janeiro sejam menores,o clima quente,praias e as regalias façam os jogadores correrem mais ou então terem mais tranquilidade para jogar.Mas acho que a incompetência paulista seja a explicação mais coerente para o equilíbrio da competição,suas equipes estão cheias de problemas dentro e fora do campo.

O Corinthians que no atual momento do futebol nacional tem uma equipe bem superior as outras,do meio pra frente chega a ter três opções por posição não consegue se impor perante aos adversários,vem de resultados fracos contra os piores do campeonato e um futebol retranqueiro e sem brilho que em alguns momentos parece de equipe do interior que vem jogar contra os grandes na capital.Além de um histórico de recentes vexames como o terceiro lugar no brasileiro do ano passado,onde perdeu o campeonato para os rebaixados Vitória e Goiás e a eliminação na pré-libertadores frente ao desconhecido Tolima.

Palmeiras não consegue nem igualar na raça,algo que caracteriza o trabalho de Scolari,virou refém de jogadores medianos como Kléber e Valdivia e tem de aturar um ex-goleiro em atividade como Marcos cujo declarações polêmicas em nada ajuda.Em menos de uma semana conseguiu ser derrotado duas vezes para um fraco Vasco da Gama.A diretoria não parece ter o comando necessário sobre o elenco,delega as funções de bombeiro a Scolari que vai empurrando com a barriga as seguidas crises no elenco.

São Paulo outrora chamado de clube mais organizado do país,passa por uma grave crise administrativa com um presidente ditador,constantes trocas de treinadores e sem rumo,mesmo estando em terceiro lugar no campeonato não passa confiança para ninguém e não parece ter forças para disputar o título.Não tem técnico e é dominado internamente por Rogério Ceni que já deveria pensar em encerrar a carreira.

O atual campeão da libertadores briga para não entrar na zona do rebaixamento,enquanto o Santos pensa em Pelé e Barcelona atualmente tem sido facilmente derrotado por equipes fraquissimas como o Atlético/GO,algo inaceitável para quem se prepara para um mundial de clubes,além de correr sério risco de perder dinheiro graças a megalomania de seu presidente que recusa milhões de dólares por Neymar e principalmente Ganso,um atleta manipulado por seus empresários e dentro de campo em péssima forma física e um histórico de contusões que pode se tornar um grande problema para a equipe em termos de revenda.

Voltando ao futebol carioca,as equipes de lá não tem nada de mais,apenas fazem o simples e se superam em suas limitações,extra-campo são tão problemáticos quanto os paulistas mas conseguem gerenciar melhor seus problemas e aproveitam os erros das equipes paulista que não conseguem colocar sua superioridade organizacional e financeira dentro de campo.Espero que esse panorama mude,tudo relacionado ao futebol paulista é melhor que o de qualquer outro estado,tirando a década de 80 os paulistas sempre foram mais vitoriosos,basta um pouco de organização que Corinthians,São Paulo e Palmeiras disputarão o título brasileiro sem rivais para incomodar,por enquanto os cariocas estão na deles vão aproveitando os vacilos paulistas no campeonato e se seguir assim andam a passos largos para um tri campeonato o que sem dúvida alguma será mais um vexame dado pelo futebol mais rico do país.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. BASILIO77
    16/08/2011 às 12:18 am

    Apesar de Corinthiano, sempre admirei o futebol carioca. Achava um jjogo mais técnico, jogadores mais clássicos, habilidosos enquanto o futebol paulista era mais duro e “competitivo”. Lá era mais espetáculo, aqui, mais competição.
    Fora de campo uma coisa é certa, os cariocas sabem MUITO mais dosar a rivalidade entre eles, e são MUITO mais bairristas, no melhor sentido da palavra.
    A imprensa carioca NÃO quer acabar com os ovos de ouro…já a paulista…joga um contra o outro e tem UM clube que defende até a medula.

    Pra gente ter uma idéia de como os caras sabem promover o negócio chamado futebol, no estadual carioca se comemora 3 titulos, no paulista 1.
    Enfim, os cariocas, clubes e imprensa, são mais unidos. A rivalidade está numa medida mais racional. Aqui, a intolerância impera e é regada diariamente pela mídia.

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”
    (Joseph Pulitzer)

    Abraço.

  2. múcio rodolfo
    16/08/2011 às 12:40 am

    1- Mas se vc reduzir o “universo” verá que nas três primeiras colocações estão três paulistas. Está certo também que nos ultimos dois anos a cariocada mandou, mas de 2004 a 2008 os paulistas mandaram e desmandaram no futebol brasileiro.
    2- Acho que são duas coisas somadas: a incompetência paulistana com a competência carioca. Competência, por exemplo, em fazer com que jogadores tidos como medianos no futebol paulista arrentem por lá. E isto não é de hoje. Em 1984, por exemplo, o Fluminense foi campeão sem precisar de entregadas tendo como destaque a famosa dupla Washington e Assis. O primeiro teve um passagem meteórica pelo Corinthians e o segundo não passou de reserva no São Paulo.
    3- O Basílio tem razão a imprensa carioca promove muito mais do que a paulista. Lá dão o maior valor para a Taça Guanabara e ela não passa de um turno do campeonato carioca. Colocam até em currículo de treinador a conquista desta Taça. Em SP teve antigamente a Taça Cidade de São Paulo correspondente ao primeiro turno. Teve um ano que teve até octogonal decisivo. Mas ai a séria imprensa paulista classificou como invençaõ da cartolagem.
    4- O ano passado a midia paulista já tratou logo no começo do segundo turno de apresentar as justificativas para que São Paulo e Palmeiras entregassem seus jogos para o Fluminense. A imprensa carioca jamais agiria dessa forma.

  3. 16/08/2011 às 8:01 am

    – Com boa vontade, o time do Corinthians está no mesmo nivel dos demais postulantes ao titulo.

    – Acho que os times cariocas tem trabalhado melhor recentemente. Fluminense tinha um bom elenco ano passado. Flamengo montou um bom time em 2009 e novamente esse ano, contratou bem. Enquanto isso, Corinthians contrata Danilo e Tcheco e acha que esta montando um time de galaticos. No São Paulo virou padrão contratar de baciada e no Palmeiras a situação é desesperadora. Santos faz um bom trabalho, por isso deita e rola no estado nos ultimos anos.

    – A economia do Rio cresce. Serão a capital da Copa do Mundo e sede das Olimpiadas, enquanto isso a participação de São Paulo no PIB brasileiro só diminue.

  4. Luiz
    16/08/2011 às 8:55 am

    Perfeito. A imprensa Paulista é rancorosa, depreciativa, formado por grupos clubisticos, parcial e demagoga.
    Basta ter acesso a qualquer mídia esportiva que se nota a perseguição ao clube A ou B, é vergonhoso.
    Parte da imprensa deprecia o seu “produto” chamando o maior campeonato regional do País de Paulistinha.
    Eu assisto programas esportivos como uma diversão, vendo alguns babacas discutindo redundâncias óbvias com uma postura de “expert” no assunto, achando soluções táticas e estratégicas para jogos que só viram 3 min, dos melhores momentos.
    o “traço” é especialista nisso, basta ver sua coluna 15 min. após o final de 5 jogos, com análise definitivas sobre o ocorrido.

  5. Fábio
    16/08/2011 às 10:07 am

    Bom dia !!

    Vejo hoje o futebol paulista que sempre se destacou, igual ao do resto do país, por isso vemos o Avaí e Curitiba tirar São Paulo e Palmeiras da copa do Brasil, o Ceará e atlético goianiense, empatar em pleno Pacaembu com o Corinthians, algo que há alguns anos atrás era improvável.
    Mas vejo também, a rivalidade como algo que esta degenerando o futebol paulista. Antigamente era saudável, você assistir um Corinthians e Palmeiras ou São Paulo, sendo que se o seu time perdesse, as brincadeiras seriam sadias. Hoje em dia a guerra tomou conta, e se São Paulo ganha ou perde para o Corinthians, Palmeiras, Santos e vice e versa com os 4 times grandes de são paulo, a própria diretoria, se prontifica a ficar com guerrinhas, sobre jogadores, sobre quantidade de lugares em estádio para rivais, e por ai vai, com todo tipo de provocação.
    Isso reflete muito na torcida, que com a ajuda da “impreça” tem resultados desprezível, como pedir para o time fazer corpo mole no final do campeonato.
    Em 2009 e 2010, os campeões seriam paulistas, se os próprios paulistas não tivessem atitudes tão anti-esportivas, como feito por São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Os clubes cariócas não tiveram esse tipo de atitude e foram contemplados com o campeonato.
    Não sei como a imprensa carioca se comporta em relação a criticas para com os clubes de sua cidade / estado, mas sei que devido os últimos dois anos que os clubes paulistas foram intransigentes, os clubes cariocas estão cada vez mais pegando moral, e a prova disso é o Flamengo, forte candidato ao título.

    • múcio rodolfo
      16/08/2011 às 12:11 pm

      1- Quando comecei a acompanhar futebol, todos os clássicos- inclusive os envolvendo o Santos- eram no Morumbi. Os clássicos inteestaduais também. E isto parecia não fazer a menor diferença, ou melhor, parecia não incomodar ninguém. Mas ai veio a arrogância da diretoria exemplar e…….
      2- Em 2009, antes daquele famigerado jogo entre Corinthians e Flamengo, o time do PSJ havia perdido no Pacaembu para o Goiás (1×4), para o Atlético Paranaense (1×3), para o Cruzeiro (0x1) e para o Nautico (2×3). Tinha perdido também para o Sport (0x2). Depois da conquista da Copa do Brasil, tirando raros momentos, o time abandonou o campeonato. O futebol que deixou de exibir contra o time da Gâvea já não era exibido há meses. Bem diferente do São Paulo que antes do jogo contra o Fluminense estava embalado, conseguindo ótimos resultados (teve jornaleiro que naqueles momento chegou a considerá-lo mais favorito do que o próprio Corinthians) e derepente naquele jogo específico, contra o Fluminense esqueceu todo futebol que havia mostrado. Além disso o time do Morumbi abriu mão da chance que tinha de disputar a dita cuja.
      3- Da mesma forma que o São Paulo e Palmeiras foram eliminados por Avai e Coritiba, respectivamente, o Flamengo foi eliminado pelo Ceará e o Botafogo- acho que também- pelo Avai, isto sem contar que não foi eliminado numa fase anterior por uma modesta equipe nordestina por obra e graça da arbitragem.

  6. Fábio
    16/08/2011 às 1:57 pm

    Sim, Mucio, o Flamengo ser eliminado pelo Ceará, cai no que eu disse, que o futebol paulista esta igual ao do resto do País, pois hoje qualquer time dos 4 grandes de são paulo poderia ser eliminado pelo Ceara.
    Falar que o corinthians tirou o pé há tempo no campeonato de 2009 foi fácil como desculpa para o Mano e a diretoria, o dificil é explicar a falta de vontade do Felipe (substituto perfeito do goleiro bruno) na cobrança da penalidade. (tem imagem melhor para refletir a entrega, do que aquela defesa?). O Palmeiras pode se esconder na mesma desculpa do corinthians, pois o Felipão há 2 jogos do fluminense já falava, que estaria dando férias aos seus jogadores (postura ridícula tbm). Já o São Paulo com a maior cara de pau, quando viu que não podia mais ser campeão e nem brigar pela liberta, abriu mão para prejudicar o corinthians publicamente. Agora também não podemos dizer que a guerrinha do Sr. JJ, com o Andres, pois pra mim, os dois são farinhas do mesmo saco.

    • múcio rodolfo
      16/08/2011 às 2:49 pm

      O pior, Fábio, é que se o São Paulo tivesse ganho do Fluminense ele ainda poderia aspirar a uma vaga na dita cuja. Era difícil, mas não era impossível.

      • Fábio
        16/08/2011 às 3:04 pm

        Sim múcio. Foi uma atitude horrível.

  7. BASILIO77
    16/08/2011 às 2:29 pm

    A questão das ‘entregadas” são uma deficiencia do sistema de disputa que dá margem à comportamento anti-desportivos, ou supostamente isso.já que não se pode provar nada disso.
    Na verdade, NUNCA se poderá comprovar com qual grau de seriedade entra em campo…
    Culpa do sistema de pontos corridos, que acaba dando chance à um clube que NÃO disputa o titulo. a decidir com quem a taça ficará.

    O lance do Felipe foi aos 43 do segundo tempo e o jogo JÁ estava 1 a zero para o framengo…acho até que o SCCP não entrou pra vencer o time carioca, entregou sim, mas isso aconteceu durante todo o jogo e não culpo unicamente o Felipe por isso.
    De qualquer forma, podemos dizer que o Corinthians “fingiu” melhor que queria jogar sério contra o mengo…já palmeiras e sampaulo foram péssimos atores em 2010.

    Abraço.

  8. Fábio
    16/08/2011 às 3:04 pm

    Pode até ser, embora o time D, do palmeiras que jogou contra o flu, jogou com muito mais vontade que o corinthians em 2009, verdade esta que o Deola até discutiu com a patética parte da torcida que ficava gritando para entregar, mas a atitude dos três foi ridícula, e decidiu o resultado do campeonato. já o são paulo, sem comentários.
    Quando o campeonato tinha mata mata, todos reclamava (isso depois que o santos, tirou o São Paulo e ganhou do Corinthians) (times melhores colocados na tabela naquele ano), em 2002.
    Concordo contigo, mas vejo pontos corridos como um campeonato mais justo, se não fosse, a falta de esportividade dos times de são paulo, (coisa que no rio ainda não vi), e é por isso que o titulo deste post, diz tudo.

  9. Luiz
    16/08/2011 às 4:29 pm

    Gustavo: Cada vez mais eu acho a maior parte da imprensa parcial e tendenciosa.
    Está na página do UOL desde a manhã que um banco ofertou R$ 300 milhões para nomear o estádio do Corinthians. Acho essa notícia muito relevante. Significa que quase 35% do estádio será pago com uma única ação (pode ser até mais).
    Até agora, 16.30h não li nenhuma linha de nenhum dos abutres de plantão.

  10. 28/08/2011 às 3:28 pm

    O futebol carioca voltou em alto nivel e os paulistas ja estão cheio de medo, pq sabe q a midia vai voltar toda pro Rio novamente.kkkkkk

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: