Início > Uncategorized > Globo e CBF uma misteriosa e vingativa relação

Globo e CBF uma misteriosa e vingativa relação

A relação entre CBF e Globo é misteriosa e vingativa fazendo uma comparação parece o relacionamento de irmãs adolescentes que compartilham segredos e confidencias e na primeira briga todos seus segredos são contados sem o menor pudor.

No último sábado a Globo apresentou reportagem de 3 minutos destacando que a polícia investiga suposta irregularidade no contrato de realização do amistoso entre Brasil 6 a 2 Portugal, ocorrido em 2008. A empresa destacada pelo presidente da CBF para promover o amistoso, Ailanto Marketing, foi criada um mês antes do jogo e sequer tinha telefone. O jogo custou R$ 9 milhões ao governo do Distrito Federal, então governado por José Roberto Arruda, preso em fevereiro acusado de pertencer ao mensalão do DEM. Arruda teve o mandato cassado após o escândalo.

Infelizmente denuncias sobre irregularidades no futebol brasileiro não são rotineiras na emissora carioca,dessa vez a matéria foi veiculada em vingança ao fim do horário das 21 horas dos jogos do campeonato brasileiro,que foi decidido pela CBF sem consulta prévia a Rede Globo.O horário agradava a Globosat pois o número de telespectadores no pay-per-view aumenta nessa faixa de horário.

Não acredito em retaliações por parte da CBF,entretanto em caso de mais denúncias da Rede Globo muita coisa da misteriosa relação entre CBF e Globo pode ser colocada em público o que traria interessantes consequências para o nosso futebol.

Independente do revanchismo da matéria publicado no JN,seria legal que a Globo começasse a denunciar as falcatruas e a falta de transparência de nosso futebol,denúncias publicadas na Globo seriam bem recebidas pelo público,não pela questão de audiência e sim por que a Globo tem relações comerciais com a CBF é mais fácil levar a sério denuncias globais do que as publicadas por Juca Kfouri,ESPN ou Record por exemplo que como já analisamos em outros posts não fazem com o intuito da transparência e melhorias do nosso futebol e sim por vários outros motivos.As denuncias também dariam mais credibilidade ao recém lançado código de éticas e normas jornalística da emissora,um dos parágrafos do documento diz:Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;

Obviamente na questão futebol muita coisa dita nesse paragrafo não é cumprida…

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. AndersonII
    16/08/2011 às 11:47 pm

    Até então, a Globo vinha sendo chamada pela abutraiada de “sócia” do RT, e no meio disso, enfiavam o Sanchez, com a visivel intenção de comprometer o Corinthians, como participe de ilicituddes.
    Isso que motivava, os abutres, o desejo de respingar no Timão, tudo evidente, após a deletada da Gaiola das Loucas da copa.
    E cobravam, a Globo pela omissão.
    Acontece amigo, que a Globo tem um código de ética. Coisa que outras não tem.
    A Globo não faz denuncias. Não pode ser considerada um tabloide de quinta categoria.
    Essa noticia da Globo, não foi denuncia, foi informação de uma investigação da PF.
    A Globo, quando o fato acontece ela noticia.
    Isso se chama jornalismo de verdade.
    Só mesmo os idiotas de sempre, para acreditarem nesse papo de que a CBF manda na Globo, ou vice-versa.
    De resto, é liquido e certo que há muita inveja da Globo.

  2. luiz
    17/08/2011 às 9:42 am

    Na minha opinião, o Povo Brasileiro, na sua esmagadora maioria, muitas vezes motivado pela imprensa, vê conspiração em quase tudo e generaliza o comportamento pessoal como coletivo. Diz que todo politico é corrupto, isso como definição absoluta o que é óbvio não é verdade. Temos uma esmagadora quantidade de politicos corruptos, numa proporção igual a todos os segmentos de sociedade, inclusive a dos escritores de blogs e comentadores de blogs e reportagens como eu.
    Eu fico indignado como uma sociedade pode reagir com tamanha virulência e ignorancia em relação a Policia, seja ela qual for. Nem o Obama, o homem mais poderoso do mundo tem o poder de condenar à morte qualquer cidadão, no Brasil, a maioria do povo DELEGA este poder a qualquer policial, para que este escolha entre os supostos bandidos que ele deveria prender, se o infeliz de viver ou morrer. Acho que este assunto deveria se repensado,
    Quantas vezes eu leio comentários absurdos e definitivos sobre as favelas do Rio de Janeiro, de gente que nunca pôs os pés lá. Falam de uma situação inexistente, a Rocinha, por exemplo, tem bancos, comercio, Bob’s, e tem bandidos, com tem nos Jardins em S. Paulo, em Copacabana, Nova Iorque, Roma, etc.

    • BASILIO77
      17/08/2011 às 10:34 am

      Concordo.

  3. João
    17/08/2011 às 10:39 am

    Está escrito nos princípios editoriais das Organizações Globo que “toda informação jornalística produz um conhecimento sobre fatos e pessoas”. A respeito da matéria que a Globo veiculou semana passada no Jornal Nacional, sobre a contratação do jogo da seleção brasileira durante o governo Arruda, atingindo duramente a honra política do ex-governador do DF, cabe perguntar: Onde já se ouviu falar que jogo da seleção brasileira tenha de passar por licitação. E se acham que sim, citem exemplo de onde isso já foi feito? http://www.dihitt.com.br/barra/arruda-pagou-r-9-milhoes-indevidos-para-jogo-da-cbf-e-aecio-neves-pagou-quanto-1

  4. BASILIO77
    18/08/2011 às 12:57 am

    ESSE ANO COMEÇOU CEDO.
    DOMINGO, O INTER/RS JOGARÁ CONTRA O FLAMENGO COM TIME MISTO…OU RESERVA, VISANDO PREPARAR O TIME PARA A FINAL DA RECOPA NO MEIO DA SEMANA.
    VAMOS VER QUAL O TRATAMENTO QUE SERÁ DADO PELOS JORNALEIROS À ESSE FATO.
    VAMOS VER A DIFERENÇA DE PENSAMENTO, POIS MUITOS JORNALEIROS ESTÃO APOSTANDO NA CONVOCAÇÃO DE RONALDO GAUCHO, FAZEM CAMPANHA ATÉ…MAS NÃO QUEREM QUE O FLAMENGO SE DESFALQUE DESSE JOGADOR NA RODADA QUE ACONTECERÁ ENQUANTO R10 ESTIVER NA SELEÇÃO…QUEREM O ADIAMENTO DA RODADA…SERÁ QUE IRÃO DEFENDER O ADIAMENTO DO JOGO CONTRA O INTER, QUE TERÁ UMA DECISÃO DA RECOPA E DEVE POUPAR JOGADORES TITULARES CONTRA O FLAMENGO???
    PONTOS CORRIDOS NO BRASIL É UMA PIADA!!!
    ABRAÇO.

  5. Luiz Carlos
    18/08/2011 às 8:47 pm

    Jornalismo é uma profissão.

    Como toda profissão, tem uma ética.

    O jornalista tem que primar pela responsabilidade e pela isenção, porque a matéria-prima do seu ofício é, “simplesmente”, a verdade.

    O produto que o jornalista entrega às pessoas é a informação. A qual deve ser límpida, cristalina, não contaminada de partidarismo, preferência ou algum interesse escuso.

    Isso não é comportamento de um jornalista:

    http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2011/08/18/flamenguista-se-revolta-com-convocacao-de-ronaldinho-e-da-chilique-na-tv/

    Trata-se de um caso extremo e grave (que só possui semelhança com alguns “personagens” assumidamente galhofeiros).

    A tendenciosidade desse jornalista é um caso à parte; revela, no entanto, a falta de objetividade (de ética, portanto) que permeia o meio jornalístico (notamente, o esportivo), ainda que, felizmente, raramente de modo tão lamentável e extremado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: