Início > Uncategorized > Joven Pan AM:Decadência no ibope esportivo

Joven Pan AM:Decadência no ibope esportivo

Não é por acaso os profissionais da rádio Joven Pan AM afirmarem que não levam o Ibope a sério,de acordo com tabela abaixo retirada do blog do Anderson Cheni,radialista que trabalha há muito tempo na imprensa paulista e constantemente informa a audiência do bola rolando em seu blog,a audiência da Pan é ridícula.

Os dados são os medidos minuto-a-minuto e referem-se aos meses de Junho,Julho e Agosto de 2011:

Emissora Percentual Total absoluto
105 FM 0,59 100.082
GLOBO AM 0,25 42.297
TRANSAMÉRICA 0,23 39.544
BANDEIRANTES AM 0,18 30.595
BANDEIRANTES FM 0,12 20.877
CAPITAL AM 0,12 19.753
CBN FM 0,10 16.393
JOVEM PAN AM 0,08 13.094
CBN AM 0,07 11.466
TUPI AM 0,06 10.115
RECORD AM 0,04 6.425

Para uma emissora que se intitula como referência no rádio paulistano,os números da Pan são assustadoramente baixos,com audiência menor que a CBN por exemplo que não tem nenhuma tradição no futebol e possui uma equipe de esportes de desconhecidos do grande público.Esses dados mostram a decadência esportiva da Pan que sempre esteve entre as mais ouvidas no futebol,mas que parou no tempo com uma equipe de esportes formada por medalhões ultrapassados,preconceituosos e ranzinzas que estão há muitos anos de mal com o público e o futebol.Não me assusta a rejeição do público a rádio,é normal que o torcedor deixe de ouvir jornaleiros como Quartarollo,Flávio Prado,Nilson Cesar,Cláudio Carsughi e Fernando Sampaio cujo a opinião raivosa não acrescenta mais nada ao torcedor e não atinge o público positivamente,onde as reações do torcedor costumam ser contrárias as teses ofensivas e desrespeitosas argumentadas pelos jornaleiros citados.

Dados interessantes que mostram que o perfil do ouvinte se modificou nas últimas décadas,baseado nas quatro rádios mais ouvidas,podemos concluir que o torcedor prefere uma forma leve e descontraída de transmissão esportiva,com o futebol sendo tratado como diversão.Parabens ao torcedor que inteligentemente boicota modelos ultrapassados e cheio de preconceitos como o aplicado pela rádio Joven Pan.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. cla
    08/10/2011 às 12:03 am

    Tirando o anti Osvaldo Maciel,a Transamerica é a melhor radio pra se ouvir,pois se propoe a fazer o que o torcedor quer,diversao e descontração alem da otima narração do Eder Luiz…

  2. 08/10/2011 às 9:20 am

    Gustavo, mais uma vez parabéns pelo blog e pelos posts. Conheço a Pan há muitos anos, e meu avô sempre nos contava sobre a postura anti-povo dessa emissora. A questão é simples: os dinossauros-moribundos que atuam na equipe “esportiva” da rádio são, em grande maioria, ANTI-CORINTIANOS PSICÓTICOS, além de sofrerem de Fiel-fobia crônica . São elementos despreparados para desempenhar a nobre função jornalística, pois são preconceituosos, mentirosos, fofoqueiros, boateiros, mal-educados, clubistas-passionais, arrogantes, etc… ou seja, tudo aquilo que um jornalista não deve ser. Exemplificando um tema recente, o futuro estádio do Corinthians, as reações dessa Ku-Klux-Klan da Pan beiram a ataques de possessões demoníacas!! Mas o que nós torcedores corintianos não aceitamos, já que eles supostamente defendem tanto o dinheiro público ( que não será utilizado na obra ) , é o fato de OMITIREM PROPOSITADAMENTE que o endeusado e aclamado monge franciscano João Paulo de Jesus Lopes, diretor tricolor, também “ocupa” cargo público de Sub-Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de SP e, coincidentemente, está pleiteando aprovar um projeto de trem monotrilho para o bairro-estádio do Morumbi, ao custo modesto para o contribuinte de 3 bilhões de reais, quase o valor de 4 estádios corintianos . Aaaah… mas como ele é diretor do clube queridinho da mídia, como o possível investimento / benefício será para o bairro do Morumbi, aí tudo bem… sem problema algum… sem polêmicas…. sem urros animalescos… sem ataques apopléticos… pra que explorar e noticiar isso jornalisticamente se o alvo a ser atacado é o Corinthians e o povo ??!!

    O Ibope resume tudo: eles merecem desprezo !

  3. carlos alberto
    08/10/2011 às 9:51 am

    PARABÉNS PELO POST!!!

  4. paulomonteiro
    08/10/2011 às 11:18 am

    Vc tocou na ferida meu amigo….fica claro os motivos de tamanha decadência…

  5. múcio rodolfo
    08/10/2011 às 1:49 pm

    Eu dei uma olhada no blog do tal de quartarollo. O post sobre a construção do nosso terceiro estádio é típico daquelas coisas escritas para que os antis se divirtam- bem a semelhança do que faz, ou fazia, o motodoido arapongado em seu muquifo. Se um cara como o quartarollo se presta a um papel desses, nada mais natural que o meninho que conversa com árvores se sinta cada vez mais como “jornalista”. Mas voltando a tal emissora, que tal a nossa diretoria pensar na idéia de vetar a entrada dos profissionais desta em nossa nova Arena?

    • paulomonteiro
      08/10/2011 às 11:47 pm

      boa Mucio
      ja que dão traço mesmo, nem falta farão

  6. João
    08/10/2011 às 1:52 pm

    Já faz bastante tempo que a JP é uma rádio decadente, seguindo o caminho já trilhado pela Record.
    Mas eu me assustei com os números apresentados. Muito baixos para uma emissora que já foi referência e marcou época nas transmissões esportivas de SP e do Brasil.
    Sinal claro de que a grande massa de ouvintes de rádio não concorda com a linha jornalística adotada, voltada a fofoca, ao diz-que-diz, ao clubismo exagerado, ao rancor, ao ódio e principalmente ao preconceito.
    Outro fato que me deixou profundamente espantado, foi a liderança da 105 FM. Nunca imaginei isso.
    É bom lembrar que a 105 FM é uma rádio que transmite TODOS os jogos do Corinthians (apesar de que boa parte dos que trabalham por lá, muitas vezes tenham um comportamento parecido com os da JP no tratamento dispensado ao Corinthians), mesmo que o jogo não tenha tanta importância e esteja sendo jogado no mesmo horário de outros que a princípio tenham mais apelo.
    Eu sou ouvinte assíduo de rádio, só acompanho os jogos do Corinthians com o volume da tv desligado e ouvindo as transmissões da rádio Globo. Porém, quando eles não transmitem o jogo do Corinthians, eu ligo na 105 FM. Talvez muitos façam a mesma coisa que eu e pode ser que este seja o motivo desta liderança absoluta.
    Tomando a minha ilação acima como verdadeira, tem como alguém em sã consciência menosprezar a força desse clube e dessa torcida, ou até mesmo humilhá-los como faz a JP? Pode ser que aí se encontre a explicação para a decadência da JP, que diária e ininterruptamente insiste em seguir exatamente esta filosofia de “jornalismo”.

  7. Cinthia
    08/10/2011 às 2:45 pm

    Ate nos seus posts vc não larga os codigos Gustavo???rsrs

  8. David 77
    08/10/2011 às 8:49 pm

    Acabei de enviar um e-mail para o Ibope http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=0&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb mostrando a eles meu descontentamento com as atitudes da rádio JP. Como mostra o WillS2 é preciso ir a luta contra essa gente, só tomar tapa cansa. Reproduzo ele a seguir:

    “São José do Rio Preto, 08 de outubro de 2011
    Prezados Srs.
    Ao navegar por alguns sites da Internet, em busca de maiores informações sobre a recente pesquisa sobre torcidas, me deparei com algumas coisas que denigrem demais a imagem do Ibope.
    Em especial, me causou grande surpresa a rádio Jovem Pan AM, colocar graves acusações contra o Instituto.
    No programa Esporte em Discussão, comandado por Wanderley Nogueira, levado ao ar no dia 05/10/2011, aproximadamente aos 20:00 mins. decorridos, o jornalista Fernando Sampaio, mesmo sem saber exatamente do que se tratava a pesquisa (assim como seus outros colegas de mesa achava se tratar do mesmo público das pesquisas Lance!-Ibope e não uma pesquisa de público de mídia, como foi claramente divulgado), simplesmente desandou a desqualificar o serviços de vocês ao mais baixo grau. O programa se encontra gravado a disposição do público no link http://jovempan.uol.com.br/esportes/programas/esporteemdiscussao/2011/10/pesquisa-mostra-que-fla-e-timao-empatam-em-torcida.html
    Outros seguiram o mesmo caminho, como por exemplo Luís Carlos Quartarollo, que em seu blogue, também pelo portal do grupo Jovem Pan, respondeu a sujestão do internauta Alan, colocando o Ibope como um Institudo totalmente descategorizado. Pode ser verificado no link http://blog.jovempan.uol.com.br/quartarollo/futebol/corinthians-e-o-171/
    É triste ver essas coisas partindo de um meio de comunicação da tradição e força da Jovem Pan e difícil entender por que seus jornalistas partem com tamanho rancor para denegrir a imagem do Ibope. Justo a Jovem Pan que teve recentemente seu Presidente o Sr. Antonio Augusto Amaral de Carvalho, homenageado pela mídia.
    Espero que vocês tomem as medidas cabíveis, pelo menos em forma de descontentamento pelo que foi levado ao ar, para que quando sofrerem críticas pesadas, como nesta caso, sejam ao menos fundamentas em fatos reais e não algo gratuito como no caso, onde nem estudaram o assunto antes. Não se trata de cercear a liberdade de imprensa, um veículo de comunicação seja ele de qual tamanho for tem de ter fundamentalmente compromisso com os fatos e a verdade. Microfones com tamanho poder de formação de opinião, não estão lá para servirem a interesses e preferencias pessoais de jornalistas (Ou estão? Ou é essa a diretriz da rádio? Não acredito.).
    Como Corinthiano nem estou tão surpreso com a JP, pois há muito se especializou em denegrir a imagem do Corinthians, mas como e ouvinte me confesso surpreso com essa postura, não esperava algo tão chulo partindo de la, ainda mais sobre um Instuto que está acima das questões clubisticas. Portanto tomarei a liberdade de enviar cópias deste e-mail, para vários outros blogues que frequento, para que fique registrado meu descontentamento com a linha agora adotada pela rádio, que perde o compromisso com a verdadeira informação.
    David Emmanuel Silveira”

  9. 08/10/2011 às 9:40 pm

    Salve! É quase sempre a mesma galera, Quartarollo, Flávio Prado, Nilson Cesar, Cláudio Carsughi, Fernando Sampaio. Os kras acabam com os programas esportivos na tv e vão pro rádio fazer o mesmo. Vai chegar um dia que cada clube terá seu canal de tv e ninguém mais vai querer ficar ouvindo as asneiras que esses kras inventam. O que acaba sendo muito chato, pois tb é legal vc ouvir o lado imparcial do jogo. As vezes irrita mais vc ler “Corinthians joga muito e perde” sabendo que o Timão não jogou nada, do que ouvir a opinião parcial “Corinthians não jogou nada”. Ser imparcial é agradável pro ouvinte, acusações e críticas sem fundamento já é um absurdo. Coincidentemente, hoje no blog um leitor veio reclamar da Jovem Pan. Deixou um protesto sobre a opinião dos radialistas em cima da pesquisa do ibope. Além de indicar o Jornaleiros Esportivos, pedirei pra q ele deixe sua opinião aqui também. Abraço.

    • 09/10/2011 às 1:48 am

      Ele já deixou acima. Disfarça =]

  10. Alemão
    10/10/2011 às 2:03 pm

    ah vá… a PAN num dá ibope? num acredito…kkkkk porque será?kkkkk
    Chupa otários….
    abraços

  11. 06/05/2013 às 2:10 pm

    ENGRAÇADA ESSA GENTE.QUANDO O IBOP É CONVENIENTE,COMO NAS PESQUISAS QUE COLOCAM TIMES DE SÃO PAULO,A FRENTE DOS TIMES DO RIO,EM TORCIDA,RENDA E OUTRAS COISAS,QUE PRA ELAS AFIRMAM E CONFIRMAM A SUPREMACIA DO FUTEBOL BANDEIRANTE TODOS APLAUDEM.AGORA QUANDO O RESULTADO NÃO LHES É CONVENIENTE NÃO SE DEVE LEVAR A SERIO.TÁ BOM…

  12. valval
    16/06/2013 às 7:39 pm

    é prá pegar no pé da Pam este é o objetivo???por outro lado vc acredita mesmo que esta tal 105 a lider na audiencia??? então parabens pois vc deve acreditar também na mula sem cabeça,lobisomem, que os mensaleiros do pt vão pra cadeia, que caiu neve no inferno,que o lula é um trabalhador, que a copa do mundo vai trazer grandes meneficios para o povo brasileiro…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: