Inicial > Uncategorized > Folha de São Paulo:Somente Itaquera rodeada pelo crack?

Folha de São Paulo:Somente Itaquera rodeada pelo crack?

A Folha de São Paulo apresenta hoje reportagem sobre supostos viciados em crack que estão ao redor da área onde está sendo construída a Arena do Corinthians,com imagens e entrevistas com pessoas que trocaram empregos para passar o resto da vida se drogando.A Folha esquece que isso não é um problema apenas de Itaquera e sim de todas as classes e bairros como por exemplo Jardins,Morumbi,Vila Olimpia e diversos outros pontos da capital paulista que não somente Itaquera ou a região apelidada de cracolândia.

Não entendi o propósito da Folha em querer associar o estádio do Corinthians a concentração de viciados,o crack ocupou o Brasil inteiro e não existe uma única cidade de grande porte que não tenha a sua própria cracolândia,Itaquera é mais um desses lugares.A Folha deveria relatar que a construção do estádio irá revitalizar a área não resolvendo em 100% o problema mas diminuindo a questão,sinceramente essa a Folha poderia ter evitado,alertas sobre esses problemas devem ser sempre levantadas para que isso sensibilize a sociedade e principalmente os governantes,mas envolvendo um contexto maior e não se concentrando apenas em regiões mais humildes os problemas não estão somente nesses locais.A Folha mostra mais uma vez ser um jornal preconceituoso e elitista que acredita que não existem problemas em areas nobres e tudo de ruim está apenas aonde envolve o povão,segue no esporte a mesma linha nojenta que faz na política,indiscutivelmente a Folha é um jornal totalmente dispensável.

Categorias:Uncategorized
  1. clarice
    23/10/2011 às 1:49 pm

    Infelizmente,isso é só o começo do bombardeio.A inveja ta corroendo a mente dos antis,mil e uma teorias da conspiração vão ser faladas.Ao corinthianos só resta ignorar,porque a imprensa é podre mesmo,sem generalizar,mas a maioria são…
    Ainda vou dar risada desses jornalistas que um dia escreverão em suas colunas,sobre o maravilhovo estadio do Corinthians.

  2. Luiz
    23/10/2011 às 2:20 pm

    A esmagadora maioria da imprensa Brasileira é sórdida, quase todas as manchetes são tendenciosas, ninguém tem compromisso com a verdade, apenas atendem os interesses dos seus patrões, é dificil distinguir um jornaleiro com dedos de aluguel com um que não seja. A revistinha óia, é a paranóia da direita mais escrota que existe, escreveu numa manchete escandalosa que o MInistro recebia propina numa caixa de papelão na garagem do Ministério, passou mais de uma semana, nenhuma prova. Se isso não se chama de irresponsabilidade, um crime de contra informação, não sei adjetivar…….
    Os juquinhas e sua turma deliram com sua manchetes ridículas sem conteúdo, “furos” que que não se concretizam, nos escritos dos dito cujos a verdade é soterrada pelos interesses mais dúbios possiveis. Uma vergonha!

  3. Wilson Timão
    23/10/2011 às 4:54 pm

    Estamos sendo humilhados e roubados descaradamente.

    Quando a chapa esquentar não chorem.

  4. Martelli
    23/10/2011 às 7:19 pm

    Penso que está na hora de nossa Diretoria tomar providências contra a imprensa anti. Como disse o Wilson Timão estamos sendo permanentemente humilhados e a meu ver isso já passou dos limites.

    • Wilson Timão
      24/10/2011 às 10:32 am

      Além dessa imprensa nojenta nos caluniar e humilhar diariamente, dentro de campo somos roubados descaradamente todos os jogos.

      A entrada do Alessandro ontem foi igualzinha a do Douglas no Ralf o ano passado, com a diferença que a do Douglas pegou e tirou o Ralf de seis jogos, que foram fundamentais para a perda do título. Eu ontem apostei e ganhei que o juiz ladrão iria expulsar um jogador do Inter após os 40 minutos do segundo tempo.

  5. Fábio
    24/10/2011 às 7:52 am

    Meu Deus gente, se a copa será realizada lá em itaquera, se centenas de pessoas ou milhares, vão sair de seus paises para ficarem em itaquera, vocês querem que a folha fale dos problemas na região do Morumbi? na região da Cracolândia (onde todos falam quase que toda semana)? Não entendi, aonde a folha falhou? Se isso existe tem que ser falado, afinal se a imprensa não disser, não são os governates que por si só, vão retirar e trabalhar a vida desses viciados.
    Qual a função da imprensa? Mascarar os fatos, só porque é o estádio da copa, ou o estádio do corinthians? Quer dizer que agora toda irregularidade que por ventura existir nas obras ou na região não devem ser faladas, pois é calúnia? Conheço a região e a notícia é verídica, portanto não vi problema algum na folha em ter noticiado.
    Se queriam a abertura lá, as pessoas tem que ver que não é só festa. Churrasco, marcação do local do chute inicial e etc. A imprensa esta ai para noticiar as coisas boas e as ruins, o q a folha vem fazendo e outras mídias, corretamente. Agora querem uma manchete assim? “A copa será em Itaquera, mas na rua Guaianases no centro da cidade o crack rola solto” (Sem pé nem cabeça afinal a abertura será em itaquera e não no centro). Se fosse no morumbi, iriam falar dos problemas da região, se fosse no pacaembu, falariam dos problemas da região, claro que com menor frequencia, afinal esses lugares estão mais desenvolvidos.
    Em relação a infra-estrutura, como citado no texto, a mídia também fala nas pretenções do governo para a região. Não sei o que tanto reclamam, quando uma noticia que fala dos problemas da região é veiculada.

    • Wilson Timão
      24/10/2011 às 10:22 am

      Tal e qual a PM em um suposto treinamento incentivou na corporação o ódio e o preconceito o mesmo objetivo é claro nessa “reportagem” prá lá de tendenciosa.

      • Fábio
        24/10/2011 às 10:56 am

        Não entendo desta forma, entendo, que existem noticias que servem como crítica construtiva, como o caso da folha, afinal é bom que todos vejam, a situação, dos arredores em itaquera para que as melhorias que com certeza virão, sejam específicas para determinados assuntos.
        Já a matéria da PM, noticiada pela globo e espn (com grande audiência como citado pelo Israel) é preconceituosa e não tendenciosa. E pelo que sei, qualquer tipo de preconceito deve ser repudiado.

      • Macedo
        24/10/2011 às 1:04 pm

        A Folha ditabranda é um jornal golpista que andou de braços dados com a ditadura civil-militar instalada no país em 1964, que durou até 1985. Tanto é que emprestava suas caminhonetes para que os MILICOS transportassem ao DOI CODI aqueles que não concordavam com o regime PARA SEREM TORTURADOS. ESSA É A FOLHA, DE LÁ NÃO PODE VIR NADA DE BOM!!

      • Fábio
        25/10/2011 às 8:08 am

        Peraí a Ditadura acabou há 26 anos atrás. Você nem sabe se quem esta a frente da folha hoje é a mesma que esta atualmente, nem sabe se a pessoa que optou por apoiar a ditadura esta viva, ou se na época era obrigado a fazer isso temendo retaliações.
        Tem tanta gente que fez e desfez apoiando a ditadura como o Sarney e ninguem fala nada.
        A matéria da folha mostrou a realidade, não sei pq tanto rodeio nisso.

      • HerCampos
        26/10/2011 às 3:46 pm

        Meu amigo você está totalmente enganado, o que todos estão pedindo e principalmente os moradores da região de Itaquera é que parem com a perseguição a esse estádio por ficar em um bairro pobre e relacionando o bairro e o estádio a tudo de ruim que acontece em São Paulo, como se o problema de uso de Crack fosse exclusivo a construção da arena do Corinthians, pelo contrário sem esse estádio aquela região continuaria sem nenhum investimento e com certeza mais pobre, o problema é que a Folha sempre defendeu a elite paulista e para quem não sabe eles emprestavam até kombi para o governo na época da ditadura prender e torturar professores, é só procurar no google sobre esse assunto que está relatado. Agora entendo a perseguição da folha a arena do corinthians em Itaquera, antes desse estádio existia muito interesse de calar o povo e de não dar a mínima as revindicações desse bairro, aliás peço a você novamente que pesquise e veja quantas vezes a folha fez matéria dessa região antes do estádio comparado aos dias de hoje com o estádio, por isso eles são obrigados a achar um culpado pela falta de desenvolvimento nessa região e tiveram que escolher um culpado que é Corinthians que todos sabem que é o time do povo!!! Voltando a questão do do Crack acho que realmente tem que ser divulgado esse problema que nosso país está vivendo atualmente, viciando principalmente os Jovens, ou seja, fazer uma matéria correta com todos os locais onde isso é um problema social, aliás também fazer uma matéria cobrando os governantes para ações imediatas no combate desse mal em nossa sociedade, ou você acha que na copa de 2014 os turistas ficarão hospedados na região de Itaquera, certamente irão gastar seus dólares em shoppings, lanchonetes e passeios na grande São Paulo, dessa forma o problema é global e não local, outra coisa para quem está acompanhando as matérias da folha sobre a Arena do Corinthians, está vendo a o quanto eles estão atacando e diminuindo esse projeto com matérias tendenciosas, aí eu lhe pergunto a troco do quê, quem está preocupado com esse estádio e na melhoria dessa região??? E porque não fazer matérias dos elefantes brancos que serão construidos 100% dinheiro público e certamente daqui alguns anos serão demolidos por falta de público e manutenção! É isso aí meus amigos querem denunciar falcatruas fiquem a vontade, mais antes de tudo não fiquem alienados a reportagens de alguns veículos de imprensa que a anos manipula o povo a seu favor, hoje graças a Deus temos a Internet e as redes sociais para discutirmos os assuntos e desmascararmos esses pilantras!!!

      • Fábio
        27/10/2011 às 9:57 am

        Entre em site relacionado a diários do estado do amazonas, para ver se não tem matérias falando dos elefantes brancos q serão feitos por lá. O que estou dizendo é que a matéria foi normal, mostrou algo que realmente acontece na região, e ao meu entender, abre os olhos para que a população cobre melhorias, pois não pense que a região ficará uma maravilha após a copa. Vc viu como é a região ao entorno do Engenhão??? Conheço mto bem região morei lá por 30 anos e sei das deficiências, mas mta gente não sabe e acha que como vai o ronaldo o prefeito o governador, tudo lá é maravilhoso. O apelido foi equivocado, mas só isso e nada mais. Em relação a ditadura, se vc procurar no google, vai encontrar cada um que nem imagina de várias outras mídias. Mas como disse abaixo, até anistia deram para os torturadores, pq vou cair em cima de uma empresa que tem como diretor uma pessoa que não estava na liderança na época da ditadura. Qdo a matéria se dá a partir de um factóide eu critico, mas a folha não mentiu em nda. Agora a imprensa boa é aquela que deixa de dar informação? a que acoberta a notícia. Não importa de quem é o estádio, se fosse da portuguesa e no entorno tivesse usuario de crack, eles falariam do mesmo jeito. A matéria era a respeito do estádio da abertura da copa, portanto , quer que fale de qual estádio e de qual bairro?

  6. Israel (Ribeirão Preto-SP)
    24/10/2011 às 8:24 am

    Enquanto os antis tentam denegrir nossa arena, a rede Globo vai até Itaquera e monta uma reportagem e passa no Fantástico enaltecendo nossa obra. Quem tem mais audiência, o jornal fsp, rede record, uol, espn, jp ou a Globo?

  7. 24/10/2011 às 9:54 am

    #FolhaDeSãoPauloJornalLixo Jornalzinho sem vergonha que tenta subir as custas dos outros, como se fosse só lá que tivesse algum problema, com certeza o reporter que fez a reportagem é um bambi que está se remoendo de inveja por ser esse o estádio escolhido para abertura da copa! Coisa típica de “viado” mesmo!

  8. 24/10/2011 às 10:08 am

    A dúvida que ficou é o que a Folha ofereceu pro usuário de crack aceitar ser filmado. Se deram dinheiro eles incentivam diretamente tal pratica, ou não?

    • Fábio
      24/10/2011 às 10:56 am

      Nossa que viagem.

    • Cinthia Gazola
      24/10/2011 às 6:08 pm

      Perai,não entendi o que vc disse….
      Amigo,contra imagens não há argumentos,acho que vc viajou nessa de falar que a Folha manipulou as imagens….então quer dizer que todas as vezes que a imprensa for fazer alguma reportagem é sempre manipulado…O.o
      Acho que a unica cagada que eles fizeram foi de colocar o nome do estadio de Crackerão, realmente ai eles falharam,mas a imprensa vai bater em cima mesmo independente de ser do Corinthinas ou não afinal é dinheiro do povo que esta em jogo,sendo que eles poderiam muito bem demolir e construir o Pacaembu e dar ao seu time que depois deste irá ficar a deriva e não servirá para mais nada!!!!

      • 24/10/2011 às 10:50 pm

        Vocês não entenderam. Qual usuário de crack aceita ser filmado? Você acha que o repórter foi lá e falou “bom dia posso te filmar?”, é muito fácil você pegar um dependente e com alguma oferta conseguir gravar ele em um situação dessas. Quantos milhares a Folha ganhou com uma matéria dessas? Quantos trocados este usuário ganhou? Se é que ganhou um trocado. Por 2 meses os reporteres da Folha acompanharam os usuários. Se ficaram 2 meses dando trocados a estes para poderem filmar o local, contribuiram diretamente com a dependência destes usuários. Entendeu???

      • Fábio
        25/10/2011 às 8:05 am

        Pra mim continua sendo viagem, pois já pensou se todas as matérias que os jornais realizassem, tivessem que pagar? E outra se deu dinheiro a eles, o que tem de mais? Eles estão dando em dinheiro e não em crack. Quando vc para em um semáforo e ajuda alguem para que ele possa comer, se esse alguem usar o dinheiro para droga, vc tbm estaria ajudando???? Boa matéria da folha, que pode não ser um dos melhores jornais que já li, mas nessa matéria mostrou a realidade.

    • Wilson Timão
      25/10/2011 às 10:35 am

      Will, tem pessoas que não querem entender ortograficamente é melhor você usar o paint ou desistir.

      • 25/10/2011 às 11:50 am

        Fiquei com a segunda opção, desisti.

      • Fábio
        25/10/2011 às 12:50 pm

        Quando não se tem argumentos o melhor é isso mesmo, afinal de invenções já basta a imprensa.

      • Cinthia Gazola
        26/10/2011 às 1:35 pm

        Acho que tem neguinho ai de cima que ficou irritadinho e não entendeu a questão em si….se for assim então todos colaboram????hahahaha….essa é pra rir!!!!

      • 26/10/2011 às 8:40 pm

        Não é falta de argumentos. Tenho minha opinião, você tem a sua. Já vi que não vou te convencer, você achou normal, eu não. Também sei que você não vai me convencer, pois além dessa, teria que me convencer que as outras mancadas da Folha não foram pra provocar. A Folha já chamou o estádio de isentão, lulão e agora de crackerão. Eles gostam de polêmica, são sensacionalistas. As vezes ditadores, como nos casos que censuraram blogs que a criticaram. Fazem enquetes ridículas e chamam-a de engraçadinha. Se você quer defendê-la blz, mas cuidado pra não se decepcionar mais tarde.

      • Fábio
        27/10/2011 às 7:30 am

        Cara. estou defendendo a matéria que pra mim foi normal, em relação a folha, me indique um veículo de informação que não seja sensacionalista? Todos são, mas absorvo o que possa acrescentar algo, e o que não acrescenta descarto.

  9. manuel
    24/10/2011 às 11:26 am

    A intenção da Folha é clara: sabotar a venda dos naming rights, que na equação financeira do Corinthians são a principal receita para pagar pelo empréstimo.

    A intenção fica clara quando dão ao estádio o apelido de crackerão. Qual empresa quer ter seu nome associado com o crack?

    É lamentável que a Folha se preste a este papel. Só porque alguns em sua editoria de esporte não se conformam pelo seu estádio preferido não ser o estádio da copa.

    Podem anotar, vão ainda fazer mais matérias como esta, procurando associar coisas negativas com o estádio.

    Vamos seguir o exemplo do Will: vamos cobrar da ombudsman da Folha. Alguém tem que por um freio nestes caras.

    http://www.will2s.com/2011/10/resposta-da-folha-ao-protesto.html

    • Fábio
      24/10/2011 às 12:28 pm

      Apelido de Crackerão quem esta divulgando é vc manuel.
      Mas é verdade a folha esta errada, afinal nunca nenhum jogador da base foi assaltado nos arredores do centro de treinamento de itaquera, o local é o melhor lugar de são paulo, e não há nenhum indício de problemas na região. Os jornais estão inventando inverdades para denegrir a imagem, de um dos melhores bairros de são paulo.
      Vamos cair na real.
      Agora a imprensa tem que esconder os fatos para que o time consiga um naming rights, essa é demais. Meu se um investidor deixar de investir por causa disso, não é culpa da folha.
      Em 2014, haverá mudanças na região (afinal essa é a promessa) e isso não vai atrapalhar a divulgação de naming rights que ocorrerá com certeza. Após a abertura, vai chover propostas.
      Mas a verdade é uma só e a realidade é exatamente a passada na folha. Cabe a vocês ao invés de meter o pau na folha, cobrar melhorias para a região de nossos governantes que estavam todos lá na semana passada.

      • múcio rodolfo
        24/10/2011 às 1:06 pm

        Tudo bem que o problema existe e deve ser mostrado. Mas por que a foia não o fez antes? Isto não está parecendo um certo oportunismo?

      • David 77
        24/10/2011 às 2:06 pm

        Como o Chico Lang lembou ontem, a redação da foia (gostei dessa Múcio e com sua licença também vou adotar), fica no coração da crakolândia em SP, e ao invés de primeiro resolver seu problema, que é muito maior, vai se preocupar com o vizinho, que lógicamente com o estádio vai desaparecer.

  10. willian
    24/10/2011 às 12:12 pm

    ai eu quero com o pessoal da folha vtnc … aqui e corinthians

  11. Macedo
    24/10/2011 às 12:56 pm

    Esses hipócritas da Folha ditabranda deveriam ir a noite nas imediações da Rua Augusta para observarem que os filhinhos de papai da pauliceia bebem todas e se drogam muito!!! Este jornalão já ultrapassou todos os limites em matéria de safadeza!!! Tanto é que vem perdendo assinantes com este comportamento que tenta subverter a realidade!!

    • Fábio
      25/10/2011 às 8:11 am

      Mas a abertura da copa será em itaquera ou na rua augusta? A matéria é a respeito do local de abertura da copa, portanto…. Na rua augusta todo mundo sabe, pois a mídia sempre mostra reportagens. Onde a folha tenta subverter a realidade Macedo?

  12. múcio rodolfo
    24/10/2011 às 1:05 pm

    Eu fico penalizado com os pobres estadistas estrangeiros que além de terem que se deslocar para Itaquera em carros de bombeiros, terão que desviar de hordas de viciados em crack. É lógico que o jornal não chamou o novo estádio do Corinthians de craqueirão, mas deu margem para isso. Da mesma forma como induz o leitor a concluir que com a fortuna que estão “dando de mão beijada” para o Corinthians construir o estádio seria possível construir e equpar uma boa clínica de recuperação que tiraria esses infelizes da situação de penúria na qual se encontram. Como este jornal tem consciência social! A dinheirama que o governo estadual gasta comprando este jornaleco para o qual a ditadura foi uma fantasia também poderia ser usada em coisas mais utéis.

  13. Macedo
    24/10/2011 às 1:07 pm

    WILLS, ISSO É NORMAL EM SE TRATANDO DE FOLHA DITABRANDA, OU FSP (FORÇA SERRA PRESIDENTE)!!!

    A Folha ditabranda é um jornal golpista que andou de braços dados com a ditadura civil-militar instalada no país em 1964, que durou até 1985. Tanto é que emprestava suas caminhonetes para que os MILICOS transportassem ao DOPS aqueles que não concordavam com o regime PARA SEREM TORTURADOS. ESSA É A FOLHA, DE LÁ NÃO PODE VIR NADA DE BOM!!

    • 25/10/2011 às 10:07 am

      Tb não boto fé em quase nada que publicam a partir de agora. Sem contar que na matéria, este usuário de crack deve ser o mais saudável q já vi, normalmente os kras são pele e osso.

  14. múcio rodolfo
    24/10/2011 às 1:07 pm

    Pelo que eu entendi sobre o ombundsman da foia, o urubudsman da revista mad apresentava mais seriedade……

    • Fábio
      24/10/2011 às 1:35 pm

      Múcio itaquera esta em evidencia, o que ja é um bom indício, e vão falar coisas boas como o fantástico ontem, e coisas ruins, como a folha. Nenhuma delas foi mentira. Se a copa tivesse abertura no pacaembu, seria essa região que estaria em evidência. Todos querem conhecer um pouco mais sobre o bairro, e isso não obriga a imprensa a publicar somente coisas boas, afinal a realidade do bairro esta aquem das expectativas. Acho de valia criticar os problemas, afinal é das críticas que os govenantes vão observar o que deve ser melhorado. Antes da história da abertura os governantes de são paulo, nunca compareciam a região e pq agora eles estão indo? Pq itaquera esta em evidencia.
      Vai ter muitas noticias ainda e acredito que temos que absorver o q é bom, e o que se pode melhorar.
      Nos primeiros meses até o andres chamou o estádio de itaquerão, em uma entrevista na rádio transamérica, sp. Mas isso ninguem cita aqui.
      Não vejo isso como problema de naming rights, afinal quem quiser colocar o nome lá não vai só se importar com a região e sim, com a quantidade de pessoas que vão utilizar a arena e o quanto seu nome vai aparecer, em um estádio que sediou a abertura da copa.
      Não sou a favor da copa no brasil, mas ja que será realizada que seja bem feita, e a última coisa que eu queria ver é noticias que torcedores foram assaltados no dia da abertura por omissão da imprensa que só elogiou o local.
      Morei por 29 anos na região e já tive um veículo roubado no semáfora em frente a estação do metro e ao lado do futuro estádio. Portanto apoio a imprensa que cita as deficiencias do local.
      Se é oportunismo, não sei, mas existem muito mais oportunistas por trás deste estádio do que uma simples matéria da folha.
      Ela ainda entrou em contato com o Will, coisa que ao meu ver, muitas empresas não fariam.

  15. David 77
    24/10/2011 às 1:52 pm

    Olhem só que coisa deliciosa: O jornaleiro e bambi Emerson Gonçalves, que mantém o blog Olhar Crônico Esportivo, este pendurado na Globo.com, agora resolve pedir paz nos bate-bocas entre Timão X bambi5.
    Diz que esses bate bocas podem levar os torcedores para ações violentas. Ora durante anos e anos, nós Corinthianos, ouvimos zuações da bambilândia nos chamando de sem-estádio e sem-CT e agora que o Corinthians dá um banho nesses quesitos no 5PFW, tornando o ct deles uma várzea e o estádio um mausoléu, o cara quer paz?
    Isso é que é ser bambi, gostar da brincadeira quando ela está a favor e pedir arrego quando ela for contra. Nada mais cor de rosa.
    Com reportagens como essa da Folha, e a desse blog 5ãopaulino5, fica fácil de ver o estrago que esse anúncio da copa provocou nos leonorinos. O que sobra pra eles agora é tentar desvalorizar as conquistas Corinthiana.

    • italiano
      25/10/2011 às 9:13 am

      Imagine então quando ganharmos a Copa indigina das americas….ficarão sem argumentos de nada…talvez ” vc nunca a recopa sulamericana..” torcidinha desprezivel….

  16. 24/10/2011 às 4:27 pm

    engraçado é que ontem a coluna da ombudsman da fAlha refletiu a reclamação comandada pelo will na semana passada sobre o uso do nome Itaquerão. mandou arrumarmos outra bandeira para reclamar e o próprio jornal forneceu esta nova bandeira.
    ontem reclamei no twitter @folha_ombudsman e mandei o email a seguir para ombudsman@uol.com.br. vamos reclamar.

    ==========================

    Sra. Suzana, hj em sua coluna li a defesa do uso da designação “Itaquerão”, pela Folha, para designar o estádio do Corinthians naquele bairro. Lembremos o que foi escrito:

    “Itaquerão” não é ofensivo e o risco de vir a atrapalhar a venda de “naming rights” não pode ser um problema da imprensa. É melhor esses torcedores buscarem outra bandeira.”

    Acabando de ler seu texto já tinha em mãos outra bandeira, fornecida pela mesma Folha, no mesmo dia: o uso do termo “Crackerão”, em matéria sobre a existência de usuários de crack na regiao.

    Pergunto o por quê desta relação? A Folha fará matérias na região de outros estádios e, constatando-se a existência de usuários de drogas chamará os estádios de “Maconhão”, “Cocainão” ou outros? Ou se o estádio for próximo a órgãos governamentais onde exista corrupção será designado como “Corruptão”?

    Leio muito e tenho a impressão de que existe atualmente alguma matéria nas faculdades de jornalismo que ensinam que para ter audiência/repercussão basta se manifestar contra o Corinthians.

    Veja que durante a semana o portal Uol, ligado a esta mesma Folha, repercutiu um problema estomacal do jogador Adriano dizendo que ele estava com “diarréia”. Numa rápida pesquisa no sistema do busca do Uol localizei referências a jogadores de outros times mas nunca usando este termo. Sempré é “desarranjo intestinal”, “desconforto gástrico” e por aí vai.

    Gostaria de não receber outras bandeiras deste jornal.

    Atc.

  17. Daniel louco
    24/10/2011 às 7:03 pm

    Eu já mandei minha reclamação para o ombudsman da folha,vamos lotar a caixa desse puto,isso foi uma vergonha,esses amadores jornaleiros querem inventar fatos jornalísticos pq se acham por estar na falha.Vai Corinthians!abs

  18. BASILIO77
    24/10/2011 às 8:42 pm

    Em breve alguém vai lançar a teoria de que o futebol/CBF “boicotou” a record forçando a eliminação dessa competição.
    Quem viu os golaços da Costa Rica vai rir a vontade ouvindo essas barbaridades…
    Abraço.

  19. Márcio
    24/10/2011 às 10:37 pm

    CARTA ABERTA AO GOVERNADOR

    Carta Aberta ao Excelentíssimo Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo.

    Perplexos, assistimos, nesta terça-feira (18/10) a uma reportagem do noticioso SPTV, da Rede Globo de Televisão, que exibia um treinamento de policiais militares paulistas diante de situações críticas.

    Na cena exibida para milhões de telespectadores, muitos deles jovens e crianças, os atores encarnavam criminoso e vítima em aparente situação de sequestro.

    De maneira não menos absurda que ignominiosa, a vítima, de cútis mais clara, vestia camisa do São Paulo Futebol Clube, enquanto o suposto meliante, de pele mais escura, trajava a malha do Sport Club Corinthians Paulista.

    Não conseguimos imaginar qual seria vosso propósito ao incentivar na corporação policial o ódio e o preconceito.

    Há grave delito se vosso Secretário de Segurança Pública incentiva essa prática. Caso sua escusa seja a ignorância, ainda assim mereceria rigorosa reprimenda.

    A bizarra dramatização serve apenas para cristalizar opiniões distorcidas e categorizações antropológicas que não encontram espelho na realidade.

    Entre os 30 milhões de corinthianos, há, sobretudo, trabalhadores, desde 1910, ano de fundação do clube no bairro do Bom Retiro.

    São estas pessoas, operários, estudantes, advogados, juízes, jornalistas, engenheiros, biólogos, médicos, veterinários, motoristas, empresários, servidores públicos e colaboradores de organizações privadas, entre outros, que constroem cotidianamente a riqueza de São Paulo.

    Não por acaso, o Sport Club Corinthians Paulista é bastião histórico da concórdia, patrocinador da miscigenação que deveria orgulhar o povo deste Estado. Da célula empreendedora esportiva de Miguel Bataglia, surgiu uma instituição popular que agrega brancos da terra, negros, índios e descendentes de italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, sírios, libaneses, gregos, entre outros.

    Ao fantasiar de corinthiano um bandido imaginário, os responsáveis pelo treinamento cobrem com a lama da vergonha não somente a corporação policial como o próprio governo paulista, cujos olhos deveriam estar atentos ao modelo de educação destinado aos agentes da segurança pública.

    Nos últimos anos, temos acompanhado uma série de equívocos na gestão de segurança nos estádios, particularmente no que tange ao tratamento dispensado aos afiliados de nossas agremiação.

    Registre-se, por exemplo, a absurda compartimentalização das entradas do estádio do Pacaembu. Em nome da ?segurança?, exige-se que milhares de torcedores do setor Tobogã, inclusive mulheres e crianças, se espremam diante de um único acesso.

    Agora, sabemos o porquê.

    Considerada a visão turva e insidiosa de vosso designados para a Segurança Pública, somos cidadãos de segunda classe, ainda que paguemos em impostos o mesmo que os aficcionados da agremiação tradicionalmente associada à elite paulista.

    É certo que esse tipo de cultura estúpida de exclusão resultará em novos conflitos, condicionando o olhar dos policiais a presumir culpa em qualquer torcedor mosqueteiro, o que ameaça a nós todos, particularmente nossos jovens e nossas crianças.

    Exige-se do senhor, portanto, pulso forte e autoridade para punir imediatamente os responsáveis por tal injúria e apeá-los dos cargos de comando que ora exercem. É o mínimo que se pode esperar diante de tamanha infâmia.

    MR777 – Resistência Corinthiana 777

    http://eocoringao.blogspot.com/2011/10/carta-aberta-ao-governandor.html

    http://www.meutimao.com.br/blogs/andre_rubio/carta_aberta_ao_governador

  20. David 77
    25/10/2011 às 3:43 am

    Que tal fazer-mos uma enquete para escolhermos um novo nome para a Folha de São Paulo, baseado nos mesmos critérios que ela está adotando pra chamar o estádio do Corinthians de “Crackerão”?
    Como é sabido a Folha fica na Alameda Barão de Limeira, local conhecido por abrigar nas redondezas uma das maiores concentrações do Brasil de viciados, prostitutas, cafetões e demais pessoas do meio.
    Ao votarem tenham em mente que a enquete, assim como a reportagem, não esta preocupada com o problema social do local, apenas uma rotulação pura e simples baseada no meio em que se encontra a redação do jornal.
    Para melhor escolha, uma sugestão é imaginar você passando em uma banca, recebendo-o em sua casa ou ainda o lendo na lanchonete e vendo o nome escolhido por você, ao invés de Folha de São Paulo.

    A – [ ] Biscate de São Paulo

    B – [ ] Folha de Tráfico

    C – [ ] Viciada de São Paulo

    D – [ ] Folha da Crakolândia

    E – [ ] __________________ (espaço para sua sugestão)

    Caso você ainda esteja em dúvida assista o vídeo da Folha/UOL http://www.youtube.com/watch?v=o3Oo2iqe57E&feature=player_embedded e veja os critérios da reportagem sobre a arena do Corinthians, que mostra a triste degradação das pessoas que la vivem, tetando associa-la ao estádio. Não apresentado a matéria nenhum rumo para uma solução e muito menos é cobrado algo de alguma autoridade seja de Itaquera, do município, estado ou federação, e também não é ouvido a opnião de nenhum morador.
    Vamos espalhar essa idéia nos Blogues, Facebooks e Twitters da vida, tenho certeza que o pessoal da Folha vai achar sensacional ao saber que a idéia deles está germinando.
    Eu votaria na opção A mas acho que qualquer uma seria uma excelente escolha.

    • italiano
      25/10/2011 às 9:17 am

      simples , Falha de S.Paulo……

      • Wilson Timão
        25/10/2011 às 10:40 am

        E – [Foia do São Paulo]

  21. Fábio
    25/10/2011 às 8:13 am

    Quanto pêlo em ovo.

  22. Alemão
    25/10/2011 às 2:57 pm

    a matéria foi normal mas craquerão foi tendencioso e oportunista….
    abraços

    • Fábio
      25/10/2011 às 3:34 pm

      Cracolandia é o que? todos nós sabemos o local, e nunca ninguem reclamou da mídia ter chamado o centro de são paulo, especificamente a região da rua Guaianases disso. Eles colocaram o apelido lá, e nunca ouvi que a imprensa foi tendenciosa e oportunista. Ninguem procurou ver o lado da notícia que evidencia a realidade do local, e procurar uma forma de cobrar os governantes medidas para resolver a situação. Não pelo contrário eles preferem chamar a folha disso daquilo e aquilo outro. Pq não reclamam ao Andres que nos primeiros meses só chamava o estádio de itaquerão e depois percebeu que o nome pegaria e parou. Quando vcs vão perceber que o problema esta bem acima destas coisas pequenas. Pequenas sim, pois isso não influenciará em nada. A abertura da copa ocorrerá com isso ou sem isso e o naming rights ocorrerá da mesma forma, as pessoas as vezes viajam em coisas pequenas e aplaudem as outras que deveriam ser criticadas é impressionante.

      • Alemão
        25/10/2011 às 3:57 pm

        a cracolândia é diferente pois o povo é q começou a chamar assim o local… eu nunca tinha ouvido ninguém relacionar Itaquera com crack antes de ser anunciada a abertura da copa… então pra mim foi oportunista sim… eu nunca reclamei de chamarem de Itaquerão ou o q quer q seja, alias acho q o Corinthians está demorando pra arranjar um nome pro estádio…
        eu vi o lado da notícia, tanto q achei normal a matéria…
        abraços

    • Cinthia Gazola
      26/10/2011 às 1:42 pm

      Concordo com vc Alemão…uma materia como qualquer outra,so o titulo que foi de mal gosto!!!
      Mas eles ja fizeram com essa intenção mesmo e muita gente não prestou atenção inclusive o dono do BLOG….a atenção que eles queriam…CONSEGUIRAM!!!!

      • Fábio
        26/10/2011 às 3:00 pm

        Cinthia, concordo muito com o Alemão, mas não sei se fizeram com essa intenção. Acho que a intenção foi só passar a noticia do que ocorre nos arredores e acabaram de maneira equivoca apelidando a região, pq leitores eles vão ter de qualquer maneira. Eles não precisam dissso.

  23. BASILIO77
    25/10/2011 às 2:58 pm

    E pensar que todo veiculo de radio/TV trata-se de uma CONCESSÃO PÚBLICA, logo, do meu e do seu dinheiro…assim “estaria” a serviço do bem comum e não de apenas uma parte, que diga-se de passagem, essa parcela NÃO é e nem NUNCA FOI a menos privilegiada histoticamente na nossa sociedade.
    Por essas e outras que, na minha opinião, a classe chamada de “imprensa” ou todo tipo de “mídia de massa” está abaixo da classe política em termos de carater e ética.

    O aspecto investigativo da tal mídia, tão forte que passou a ser chamado de quarto poder, é importante para a sociedade manter-se alerta sobre possiveis problemas no “sistema”.
    Porém, quando as investigações, os objetos das matérias e reportagens denunciativas são SEMPRE as mesmas instituições, mesmo tendo razão ou “aspectos da verdade” sendo abordados, isso se chama PERSEGUIÇÃO do nível mais baixo que o mundo já viu, digna do FACISMO E NAZISMO entre outros regimes autoritários que infelizmente a humanidade já viveu.

    Como disse um colega num comentário acima, talvez seja mesmo muito pêlo em ovo, mas para quem faz parte dessa parcela que se sente perseguida pela mídia, o ovo já está com uma cabeleira maior do que a do guitarrista Slash.

  24. múcio rodolfo
    25/10/2011 às 8:41 pm

    A Foia apoiou a ditadura não porque foi obrigada, mas por convicção. Outros jornais apoiraram o golpe militar porque não queriam as reformas – a ameaça do comunismo foi um mero pretexto- mas depois seguraram a onda. A Foia não. Ela ajudou a ditadura fornecendo inclusive veiculos para os orgãos de repressão. É bem provável que aqueles que dirigiam o jornal não estejam na direção, pois alguns devem ter morrido. Mas só o fato dela vir com aquele papinho de que a ditadura foi uma ditabranda já é o suficiente para mostrar o tipo de jornal que ela é.

    • David 77
      27/10/2011 às 12:22 am

      Múcio o que mais me adimira é que se passaram apenas 25 anos dessa mancha negra em nossa história e tem gente que mostra não saber abisolutamente nada dos fatos e ainda quer discutir.

      • Fábio
        27/10/2011 às 7:40 am

        É verdade já se passaram 25 anos, quem apoiou ou se aliou ha ditadura, provavelmente não esta mais no comando do jornal a anos, e a culpa é da uma empresa. Engraçado ser uma mancha negra em nossa história e se criticar um jornal, sendo que em 1979 os torturadores foram anistiados, o Sarney esta no comando até hoje, famílias e famílias não sabem o destino que levaram o seus entes e vc me fala do apoio de um jornal. No começo da ditadura ninguem publicava nada a respeito da linha dura usada pelos militares, com medo de retaliações, isso inclui toda a imprensa nacional da época, as primeiras publicações demoraram para começar a surgir. Bom mas o assunto não é esse né. Abc

  25. Múcio Rodolfo
    27/10/2011 às 7:45 pm

    Fábio. O ponto central é que quem hoje dirige o jornal tem a pachorra de dizer que a ditadura não foi tão dura assim. Não se perseguiu, Não se torturou. Esse é o problema. Toda grande imprensa apoiou o golpe e as primeiras medidas adotadas pelos militares. Não se publicou uma linha porque os militares faziam o que esta imprensa tida como “sadia” queria. No começo, quando os alvos dos militares eram os aliados do Jango e os comunistas, blz. Mas quando esta elite quis voltar ao poder e os militares não deixaram ai o negócio virou. Ai, seus jornais passaram a chiar. Se a Folha não tem coragem de assumir seu vinculo com o regime militar, que pelo menos não cometesse o disparate de tentar atenuar a sua culpa e o foi o que ela fez ao chamar a ditadura de ditabranda.

  26. Fábio
    28/10/2011 às 7:48 am

    Mucio, estão jogando a culpa da região de itaquera ter viciados em crack na folha e isso eu não concordei, pois ela noticiou o fato e não mentiu em nada. Nenhum meio de comunicação aqui no Brasil é santinho ou é, isso acredito que todos nós concordamos, na Globo teve o seu Roberto Marinho, na record tem o sr. Bispo e assim por diante.
    Em 1979, a anistia para os torturadores foi concedida (isso pelo poder da época claro). Hoje o Sarney esta no poder (homem que apoiava a ferro e fogo o regime). Esses dois acontecimentos foram e são realizados com o nosso concentimento, afinal, o povo hoje pode lutar para que as coisas mudem, e ninguem faz nada. Agora por causa de uma notícia dada em relação a região de abertura da copa, as pessoas ficam encontrando coisas que desmoralize a notícia isso eu não concordo. A noticia foi dada por um jornalista que trabalha em uma equipe, e que acredito terem idéias entre eles diferentes a ditadura, afinal se a empresa que vc trabalha teve como dono, diretor, sócio, alguem que apoiou ou foi a favor da ditadura, não quer dizer que vc tbm, é e que todos os mais de 500 funcionarios da folha são. leio o jornal e retiro o que acrescenta algo pra mim e o que não acrescenta eu jogo fora. Assim é a folha, o estado, o diário, o lance, a gazeta e vários outros jornais. Agora é justo criticar a noticia alegando que a folha apoiou a ditadura?
    Abraçaum

  27. Múcio Rodolfo
    28/10/2011 às 8:53 am

    ´
    1- Eu acho que o pessoal -eu fui um desses- lembrou o fato da foia ter apoiado a ditabranda -inclusive nos seus momentos mais terriveis- com o objetivo de mostrar que a empresa não tem moral nenhuma, que as intenções dela são pra lá de duvidosa. Eu não sei se o jornal está preocupado com os viciados em crack da região -“que poderiam ter uma grande clínica e bem equipada se o estádio não fosse construido” ou se o objetivo foi o de sacanear o Corinthians. Mas isto- ter intenções duvidosas é algo comum em quase toda a imprensa tida como “sádia”.
    2- Ninguém culpou a foia pela existência do problema na região.
    3- O pessoal que trabalha hoje na foia poderia pelo menos reconhecer que seus “ancestrais” erraram ao apoiar a ditadura, que foram incoerentes durante um bom tempo, pois ao, mesmo tempo em que se diziam democratas, ajudavam um regime que negava esta prática. Seria como um alemão dizer “olha o holocausto não foi tudo isso que comentam”.
    4- Vc falou do Sarney que, mesmo tendo sido um dos “soldados;’ da dutadura ainda tem uma posição de relevo na polítca nacional. Mas isto é um dado característico da nossa história política. O pessoal que mandou nos primeiros tempos de República era o pessoal que dominava durante o Império, quem mandava na República Populista era quem havia apoiado o Vargas durante a sua ditadura….Infelizmente o Brasil é assim. Na primeira eleição direta para presidente eu fiquei puto da vida porque elegeram o Collor e o Collor era ligado a ditadura. Na hora que o eleitor poderia dizer não para tudo o que a ditadura representou, ele não o fez. Mas deixa eu ir parando por aqui porque este blog não é um blog de politica. Valeu

  28. Fábio
    28/10/2011 às 10:15 am

    Então, como dizer isso de uma empresa, se tem moral ou não tem, mediante a palavra de uns? Não seria a mesma coisa de dizer que o Palmeiras não tem moral, pq o Mustafá que já foi presidente e afundou o clube ainda esta lá, ou o Andres que trabalhava com o Dualib e é amigo do Kia, hoje é presidente do clube.
    Ou um funcionário qualquer de um desses dois clubes admitir em público que Dualib e Mustafá não prestão (o que isso mudaria??), é assim que vejo a folha hoje.
    Uma empresa, que diariamente solta um jornal, onde absorvo algumas pulicações, realizadas por funcionários como todas as impresas tem, e não absorvo o que não acredito ser de valia.
    Como um funcionário da folha admitiria algo e essa informação chegaria a nós, via o jornal ? via internet ? bom seria pedir para procurar outro emprego.
    Já as eleições que o Collor ganhou, também fiquei puto, pois a rede globo (será que tem moral apoiando ele) foi quem colocou ele lá, e deu no que deu, mas também estavamos bem servidos de candidatos, pois a mentalidade do lula naquela época era muito diferente do lula que ganhou as eleições e deu continuidade no crescimento do país. Acredito q se ele entrasse naquele ano, não se envolveria em escandalos como o Collor, mas afundaria o país de outra forma.
    Abraço.

  29. Múcio Rodolfo
    28/10/2011 às 11:43 am

    Fábio. São duas situações diferentes: clube de futebol é clube de futebol, jornal é jornal. Tem funções diferentes. Jornal se fantasia de instrumento a serviço da sociedade, mas no fundo defende interesses particulares. Esta história de ter o rabo preso com o leitor não passa de conversa fiada. Eu falo da foia porque ela é o tema do post. Os outros jornais tb cometem seus pecados. A TV Globo foi a maior aliada da ditadura, mas as outras tb puxavam o saco. O Silvio Santos estava em outro canal e passava no seu programa a “semana do presidente”, na Tupi entrevistaram um “guerrilheiro arrependido”. O pessoal pega no pé da Globo porque ela é a maior. Não foi só a Globo que divulgou a lenda do caçador de marajás

  30. HerCampos
    29/10/2011 às 6:38 pm

    Fabio, não entendo vc cara, todos tem sua opinião e é preciso respeitar, agora tudo que se escreve aqui nesse blog é motivo para sua crítica, vc mesmo disse que estão procurando pelo em ovo, então deixe aqueles com opiniões diferentes em paz!!! Saiba que vc não é o dono da verdade e nunca será!

    • Fábio
      31/10/2011 às 7:36 am

      HerCampos, é assim, quando o assunto me interessa, gosto de “discutir” as opiniões, nunca usei palavras de baixo calão, e nunca insultei alguem aqui. Se as pessoas em que abro discussão não quiserem, é só não responder. Acredito que discutindo, absorvo um pouco do que cada um diz, e se quiserem absorver o que eu escrevo td bem. Não sou e nunca serei o dona da verdade, e acredito que nunca disse que estou certo, simplismente passo minha opinião. Acredito nunca ter criticado algo que vc tenha feito, mas fique tranquilo que seus comentários eu passarei direto.
      Abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixar mensagem para Macedo Cancelar resposta